sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Proença-a-Nova acolhe congresso internacional de animação sociocultural

Animação sociocultural, geriatria, gerontologia e os novos paradigmas do envelhecimento são os principais temas do congresso internacional que se realiza em Proença-a-Nova nos dias 25, 26 e 27 de novembro, numa parceria entre a Associação Intervenção, o Projeto CLDS-4G “Enraizar” - cofinanciado pelo POISE, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu e o Município de Proença-a-Nova. Mais de 30 conferencistas vindos de universidades europeias e outras instituições do ensino superior vão dissecar e debater temáticas relacionadas com as problemáticas do envelhecimento e apresentarem metodologias de intervenção que se liguem à necessidade de uma envolvência plural, transversal e interdisciplinar.
“Estamos no sítio certo para debater estes temas, se considerarmos a nossa estrutura demográfica em que o que nos preocupa é a falta de renovação da população, tendo em conta as taxas brutas de natalidade e de mortalidade: com o ano de referência de 2018, elas cifram-se em 5,1% e 18,9%, respetivamente”, aponta João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. “Não estamos a ter capacidade para suster a renovação da população e enquanto Município temos como prioridade desenvolver políticas que contribuam para a atração e fixação de pessoas que reconheçam aquilo que para nós é um dado adquirido – e nem sempre valorizado – que é a qualidade de vida nos chamados territórios de baixa densidade”.

Sendo os seniores, nestes territórios, faixa etária com expressão relevante, não devem ser encarados como um problema, antes convidando a que se caracterizem “novas abordagens para uma qualidade de vida mais prolongada no tempo, com estímulos quer do ponto de vista cognitivo, quer do ponto de vista físico”, adianta João Lobo. Este Congresso Internacional é também uma forma de apontar caminhos para dar respostas a este desafio.

No âmbito da parceria estabelecida com a Associação Intervenção, o Município e o CLDS-4G disponibilizam inscrições (mediante disponibilidade) para os profissionais ligados a esta área e demais interessados do distrito de Castelo Branco que pretendam participar no congresso, devendo formalizar a inscrição através deste link:


De outras partes do país, as inscrições estão disponíveis em https://associacaointervencao.pt, página onde se encontra o programa detalhado.

Este Congresso é acreditado pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua (com registo de acreditação: CC PFC/ACC – 107654/20) e releva para efeitos de progressão em carreira de educadores de infância, professores do ensino básico e secundário e professores de educação especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário