terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Covilhã | PROJETO TO BE GREEN


O município da Covilhã e a TO BE GREEN, continuam a apostar na sustentabilidade através do projeto de transformação de máscaras e têxteis reutilizáveis.
No âmbito desta iniciativa foram colocados 10 contentores de recolha de máscaras nos seguintes locais: Escola Secundária Campos Melo, Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Escola Profissional de Artes da Beira Interior, Escola Pêro da Covilhã, Escola Básica de S. Domingos, Escola do Teixoso, Escola Básica 2/3 Tortosendo, Escola Básica do Paul, e Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa. Para além destas escolas estão também a participar: a Modatex, os Bombeiros Voluntários da Covilhã, Orjais e Unhais da Serra. Graças a estes pontos de recolha, até ao dia 30 de setembro de 2021, o município da Covilhã conseguiu recolher, e reciclar, 32 sacos de máscaras, que constituem cerca de 27kg, sendo mais de 19kg máscaras cirúrgicas, e mais de 6kg de máscaras KN95 e têxteis.

Após a entrega num centro de tratamento, as máscaras vão ser transformadas em decorações de Natal, que a Câmara Municipal vai distribuir junto das escolas e instituições que aderiram à iniciativa.

Além da reciclagem de máscaras, o projeto ToBeGreen, promove também a reciclagem de têxteis, bem como a troca de vestuário, numa lógica de desenvolvimento da economia circular. Nestas iniciativas participaram as instituições: APPACDM Covilhã, Centro de 3ª Idade – Tortosendo, Jesus Maria José – Dominguiso; e as empresas: Jomafil, e JGomes.

No caso dos têxteis para reciclagem, foram recolhidos cerca de 741kg, sendo 387kg por partes de instituições, e 344 kg por empresas. Quanto a peças de roupa entregues na loja ToBeGreen, foram colocados 129 artigos na app de trocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário