terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Jovem Autarca será eleito em Porto de Mós



O Município de Porto de Mós encontra-se a promover o projeto educativo «Jovem Autarca», cujo objetivo é potenciar comportamentos de cidadania ativa e de governança partilhada, valorizando as opiniões dos jovens e suas perspetivas para o futuro.

Ao assumir uma participação ativa nas decisões políticas do seu concelho, o jovem desempenha o papel de porta-voz dos seus pares, sendo corresponsável pela gestão de um orçamento que lhe é atribuído, e procurando concretizar os projetos que idealizou, numa lógica de diálogo e sustentabilidade.

Neste âmbito, o projeto foi apresentado às escolas, através dos delegados de turma, que foram os embaixadores na transmissão do propósito do projeto.

No passado dia 6 de dezembro, foi realizada a sessão motivacional para os alunos interessados em participar no projeto. Estiveram presentes 85 alunos do 5º ao 12º ano, entre os 10 e os 17 anos. Nesta sessão foram desenvolvidas dinâmicas de grupo para os alunos das diversas escolas se conheceram e trabalharem em conjunto na identificação dos problemas do concelho, bem como na proposta de soluções para os mesmos.

A dinamização deste projeto conta com a colaboração da Inspiring Future, uma associação sem fins lucrativos que se dedica a projetos para a juventude.

Até 16 de dezembro decorre a fase de formalização das candidaturas. Posteriormente, será realizado um bootcamp que ajudará os alunos a prepararem a campanha eleitoral, no sentido de adquirirem competências no âmbito da comunicação oral, escrita e dirigida, assim como dinâmicas de grupo.

As eleições decorrerão no dia 1 de fevereiro de 2022, em cada uma das escolas de 2º e 3º ciclos e secundárias do concelho.

Após a eleição será feita a tomada de posse do Jovem Autarca e da sua equipa de trabalho, que terá um orçamento de €5000,00 para gerir até ao final do ano de 2022. O trabalho de gestão autárquica será desenvolvido em conjunto com o Executivo do Município de Porto de Mós e a equipa técnica do projeto.

Patrícia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário