quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Distrito de Évora: Perto de 1 tonelada de resíduos perigosos desviados. Solução pioneira de recolha itinerante vai continuar em 2022

Perto de 1 tonelada de resíduos perigosos desviados com nova solução pioneira de recolha itinerante

 Depois do arranque oficial em Évora, Mourão e Reguengos de Monsaraz, Alandroal será o próximo concelho do distrito de Évora a receber, em 2022, a nova Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) da GESAMB - Gestão Ambiental de Resíduos. Esta unidade itinerante vai passar por mais 9 concelhos com o intuito de sensibilizar pela proximidade e dar um destino seguro e diferenciado ao fluxo de resíduos domésticos perigosos. Cerca de 1 tonelada de lixo considerado tóxico foi recolhido no mês de arranque da itinerância.

Esta solução pioneira de deposição itinerante pelos 12 concelhos do distrito de Évora, abrangidos pelo serviço da GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos, vai mesmo continuar em 2022. Pretende-se continuar a apostar na sensibilização pela proximidade com um equipamento totalmente equipado para receber esta tipologia de resíduos, com a permanência de um técnico da GESAMB com o intuito de prestar qualquer esclarecimento à população. “Esta componente de proximidade, numa região caracterizada pela forte dispersão geográfica, tem dado frutos, gerado respostas positivas dos residentes e ações proativas, em particular das comunidades escolares e até da franja da população mais idosa. As pessoas já não têm de percorrer quilómetros para descartar este tipo de lixo!”, revela Gilda Matos, técnica superior da GESAMB. “Após os primeiros resultados obtidos decorrentes do arranque inaugural da UER2P, até maio a GESAMB pretende dar continuidade a esta iniciativa e levar a unidade itinerante a novos públicos, continuar a apostar na sensibilização e promoção da importância do desvio deste tipo de resíduos tóxicos do lixo comum”, enfatiza a responsável.

No mês de arranque da itinerância da UER2P foi desviada do lixo comum, cerca de uma tonelada de objetos e resíduos do nosso quotidiano, considerados de elevado potencial tóxico.  Existem resíduos domésticos que não podem ser colocados nem nos ecopontos, nem no lixo normal. Estamos a falar de restos de tintas, cosméticos, telemóveis, lâmpadas, aerossóis, pesticidas, pilhas, baterias que, na sua composição, possuem materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes que, quando descartados no lixo comum, podem colocar em risco a saúde das populações e do ambiente, poluindo os recursos hídricos da região, assim como a fauna e flora locais.

 

Até 1 de janeiro de 2025, as entidades gestoras dos sistemas municipais de gestão de resíduos urbanos estão obrigadas a implementar uma rede de recolha de resíduos perigosos domésticos. “É urgente intervirmos já! E esta solução itinerante da GESAMB vem assim já preparar o terreno não só para democratizar esta prática de recolha seletiva de materiais domésticos perigosos, mas também intervém na prevenção e consciencialização das populações para a importância de reduzir o risco de contaminação que representa o lixo proveniente de alguns objetos e resíduos que usamos nas nossas habitações. Acima de tudo queremos aumentar a quantidade e a qualidade da reciclagem e assim potenciar o escalamento das várias tipologias de resíduos”, relembra Gilda Matos.

 

O lugar dos perigosos não é no lixo. É na UER2P.

Ao longo de 2022, a UER2P vai continuar em itinerância em mais 9 concelhos do distrito de Évora (além do Alandroal), num serviço totalmente gratuito de recolha disponibilizado pela Gesamb, concebido com o propósito de recolher, em segurança, os resíduos que são demasiado perigosos para serem colocados no lixo comum. Em cada local, as estadias da UER2P são de 5 a 21 dias e terão sempre um técnico dedicado para o esclarecimento de dúvidas e aconselhamento.

Onde e quando entregar os seus resíduos na UER2P em 2022.

A Unidade Móvel de Recolha de Resíduos Perigosos dá continuidade ao seu périplo já em fevereiro no Alandroal, Redondo, Vila Viçosa e Borba. Em março, a UER2P segue para Estremoz, Arraiolos, Mora e Mortemor-o-Novo, este último município terá ainda a Unidade itinerante presente no mês de abril. Évora voltará a receber esta solução pioneira da GESAMB nos meses de abril e maio, já Vendas Novas poderá contar com este serviço no mês de maio (consultar p.f. a tabela com detalhe os dias da itinerância, em baixo).

Itinerância:

(as datas indicadas estão sujeitas a alterações devida a razões de força maior tal como condições climatéricas. Qualquer alteração será comunicada nos canais de comunicação da GESAMB e respetivo município)

CONCELHO

DATAS

LOCAL

Alandroal

1 a 5 de fevereiro

Praça da República

Redondo

8 a 12 de fevereiro

junto edifico do Centro Cultural de Redondo

Vila Viçosa

15 a 19 de fevereiro

Largo D. João IV

Borba

22 a 26 de fevereiro

Largo da Fonte das Bicas, junto ao edifício da Câmara Municipal

Estremoz

2 a 5 março; 7 a 10 de março

junto edifico do Centro de Ciência Viva

Arraiolos

16 a 19 março e 21 de março

Praça da República

Mora

23 a 26 março e 28 março

Parque Urbano

Montemor-o-Novo

30 a 31 março; 1 a 2 abril; 4 a 8 de abril

espaço junto à Praça de Touros

Évora

22 e 23 de abril; 26 a 30 de abril; 2 a 6 de maio

Praça 1º de maio

Vendas Novas

9 a 17 maio

junto ao edifício do Mercado Municipal

 

__


A Gesamb EIM, Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos é uma empresa intermunicipal participada pela BioSmart - Soluções Ambientais, S.A., do Grupo NOV Ambiente & Energia, e pela CIMAC (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central). Tem a seu cargo a exploração do Aterro Sanitário Intermunicipal do distrito de Évora, assim como de 7 Ecocentros (4 deles são também Estações de Transferência), 4 estações de transferência, 1 Centro de Triagem, 1 Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico.  A sua área de intervenção corresponde a 6,9 % da área total do país, abrangendo cerca de 144 166 habitantes (2017), inseridos em 12 Municípios. Faz o tratamento e valorização de 1,6 % do lixo doméstico produzido em Portugal.

_

O projeto INOVII é financiado no âmbito do Aviso POSEUR-11-2019-12, com objetivo: Valorização de resíduos urbanos - projetos inovadores de recolha seletiva de fluxos valorizáveis e de resíduos perigosos contidos nos resíduos urbanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário