quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Nova exposição temporária no Museu do Vinho Bairrada foi inaugurada

O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, inaugurou, no passado dia 15 de janeiro, numa cerimónia singela e informal, um novo núcleo expositivo temporário, onde se encontram patentes ao público as exposições “XXIII PortoCartoon – World Festival” e “Pablo Picasso visto pela Caricatura Internacional”.

Esta nova instalação, composta por mais de 200 trabalhos, dá a conhecer o que de melhor se faz, a nível mundial, na arte do cartoon, numa parceria entre o Município de Anadia e o Museu Nacional da Imprensa, podendo ser visitada até ao dia 30 de abril. A pandemia de Covid-19, as alterações climáticas, a saúde e os conflitos são alguns dos temas abordados nesta mostra, que se apresenta como uma “vacina de humor”.

O Diretor do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto, deu a conhecer, em traços gerais, as exposições e os temas que as duas exposições abordam, considerando que se trata de “um conjunto de 200 obras que valorizam esta arte extraordinária do cartoon”.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, deixou uma palavra de agradecimeto ao responsável do Museu Nacional da Imprensa, por todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, ao longo destes anos, com o Município de Anadia. “Tem sido um grande parceiro do Município. Anadia e a região têm ganho muito com esta incrível parceria”, afirmou.

Relativamente à exposição, o autarca considerou que “cada uma destas caricaturas é uma exposição por si só. É extraordinário os detalhes e as ideias que estão por detrás de cada trabalho”, acrescentando que são duas exposições “marcantes e únicas” e que, “dão assim continuidade ao trabalho que o Museu do Vinho Bairrada tem desenvolvido, desde a sua criação, no sentido de trazer grandes nomes da arte nacional e internacional a Anadia e à região da Bairrada”.

“Queremos que o Museu do Vinho Bairrada seja uma centralidade da arte na região. É nisso que vamos continuar a apostar, daí que estejam já a ser trabalhadas as próximas exposições, bem como uma nova parceria com o Museu Nacional da Imprensa”, referiu.

Jorge Sampaio aproveitou o momento para anunciar que no próximo mês de fevereiro o Município vai fazer a apresentação pública da Rede de Museus de Anadia. “O concelho tem hoje vários espaços muesológicos de grande interesse. O nosso objetivo é que sejam trabalhados em rede, não só do ponto de vista da promoção, mas também do ponto de vista técnico e da programação”, sublinhou.

O “XXIII PortoCartoon – World Festival” apresenta os melhores trabalhos selecionados pelo Júri internacional, designadamente a obra do artista brasileiro Cau Gomez, intitulada “A Peste”, que conquistou o Grande Prémio. Uma metáfora de humor negro sobre as ameaças do tempo presente e os cordelinhos do fenómeno.

A mostra “Pablo Picasso visto pela Caricatura Internacional” desconstrói o genial e imortal pintor espanhol, destacando a sua emblemática obra “Guernica”, símbolo de piedade e terror. Neste âmbito, estarão patentes mais de setenta trabalhos de artistas de trinta países, entre os quais a Bulgária, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Escócia, Egipto, Índia, Montenegro, Polónia, Roménia, Sérvia, Suécia e Ucrânia, além de Portugal. Esta exposição apresenta também um conjunto de livros sobre a vida e obra de Picasso.

Estas exposições podem ser visitadas até ao próximo dia 30 de abril, durante o horário de fuincionamento do Museu: terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00; sábado, domingo e feriados, das 11h00 às 19h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário