quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Portugal vai ter as primeiras lojas físicas de bitcoin

 Espanhóis da BitBase já estão prontos a abrir portas na loja que vão inaugurar em Lisboa e estão a trabalhar na abertura de outra, no Porto. Terão caixas automáticas de criptomoedas e apoio à compra.

A BitBase, uma startup espanhola, planeia abrir duas lojas de compra e venda de criptomoedas em Portugal e instalar caixas automáticas para o mesmo efeito. A primeira fora de Espanha já encontrou “casa” em Campo de Ourique, Lisboa. A segunda ainda não saiu do papel, mas está decidido que será no Porto, disse ao ECO fonte oficial da empresa.

A inauguração da loja física em Lisboa está marcada para segunda-feira, 24 de janeiro, e o estabelecimento terá vários equipamentos do tipo “ATM” (equivalentes às caixas Multibanco convencionais) para compra de bitcoin e de outras sete criptomoedas. A startup diz que esta vai ser a primeira loja física focada em criptomoedas no país. Ainda não decidiu quantas caixas serão instaladas no início.

Nas lojas da marca, a BitBase promete ajudar os clientes a “darem os primeiros passos no mundo cripto”, contando com uma “equipa especializada” para dar “assistência na compra e venda de criptomoedas”, refere o site da empresa. Atualmente, já existem 25 lojas BitBase localizadas em 15 cidades espanholas, país onde gere também uma rede de 149 caixas “ATM” de criptomoedas.

“Este não será o único estabelecimento que a empresa terá em Portugal”, lê-se numa nota a que o ECO teve acesso. A empresa já deu início ao processo para encontrar um local onde instalará “outra loja” no Porto, e pretende ainda a “instalação de vários estabelecimentos com o modelo franqueado”.

A BitBase cita dados do site Radar Coin ATM para referir que “existem apenas quatro distribuidores de moedas digitais” em Portugal. É um número muito inferior ao de Espanha, nota a startup, “onde 149 já estão operando”. O mercado espanhol é, contudo, maior do que o português.

Portugal é apenas a primeira fase do plano de internacionalização da startup fundada por Álex Fernández (CEO) e Adria Llorens (COO). A empresa planeia levar o conceito até ao Reino Unido e Colômbia. A empresa quer também instalar mais 20 caixas “ATM” em Espanha.

ECO/Flávio Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário