quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Marinha Grande | CÂMARA REQUALIFICA CAMPO DE JOGOS E ZONA DE LAZER NA PEDRULHEIRA

 A Câmara Municipal da Marinha Grande procedeu à requalificação do campo de jogos e zona verde da Escola Básica da Pedrulheira, que privilegia a mobilidade e acessibilidade e representou um investimento de cerca de 180 mil euros.

A obra foi executada na sequência da iniciativa da Câmara Municipal de envolver os cidadãos nos destinos do território municipal, na edição de 2018 do Orçamento Participativo, tendo saído vencedora a proposta designada por “Requalificação do Campo de Jogos e Zona Verde”, apresentada pela munícipe Ana Marta Guerra Mendes Fernandes Duarte.
Com base na proposta vencedora definiu-se um programa funcional para a área mais ambicioso e integrador, com a reabilitação integral do espaço. Para além da área do campo de jogos, incluíram-se as áreas pedonais que com ele confinam, garantido a sua pavimentação e adaptação à malha viária envolvente. A conciliação das funções pedonais e viárias foi determinante para a solução final tendo ficado garantida uma bolsa de estacionamento de dimensão adequada e que serve de apoio ao novo espaço.
A intervenção assentou na reabilitação do campo polidesportivo com instalação de estrutura de delimitação, com balizas e tabelas e marcação de diversas modalidades coletivas; na criação de uma área de prática desportiva; na definição de um espaço de jogo e recreio; na salvaguarda de espaços de estadia; na definição de espaços verdes; na definição de novos acessos ao espaço e soluções de vedação do mesmo e na integração deste espaço na malha urbana e vivência da comunidade.
Foi colocada uma estrutura multifuncional para realização de exercício físico numa área com piso de borracha sintética. Esta valência foi conciliada com um novo espaço de jogo e recreio, equipado com equipamentos atrativos e destinados a uma faixa etária abrangente.

Foram plantadas mais árvores e definidas manchas de herbáceas com floração e cor. A área ficou também com zonas de estadia equipadas, com a instalação de mobiliário urbano - bancos, papeleiras, bebedouro - de forma a promover o usufruto desta área.

As áreas de circulação foram devidamente pavimentadas e o espaço de circular pedonal foi intervencionado, de modo a garantir a sua utilização e a facilitar a utilização por pessoas com mobilidade condicionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário