domingo, 27 de fevereiro de 2022

A longa lista de países que fecham espaço aéreo a aviões russos

Depois da Estónia, Letónia e Lituânia terem fechado seus espaços aéreos, Itália, Alemanha, Irlanda, Dinamarca, Finlândia Luxemburgo e Bélgica, já estão ou vão fazer o mesmo.

Os governos de diversos países europeus continuam a aceitar o "desafio" feito, ontem, pela primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas. Eis alguns dos exemplos:

  • O Governo italiano decidiu fechar o seu espaço aéreo aos aviões russos e aprovou a concessão imediata de 110 milhões de euros de ajuda à Ucrânia, foi anunciado este domingo.
  • Entretanto, a Alemanha vai fechar o seu espaço aéreo às companhias de aviação e jatos privados russos a partir das 15h00 deste domingo (14h00 em Lisboa), anunciou o Ministério dos Transportes, acompanhando uma medida adotada por numerosos países europeus.

"O Ministério alemão dos Transportes decretou uma interdição de voo para os aviões e operadores de aeronaves russos no espaço aéreo alemão", indicou, precisando que esta interdição é válida por três meses e que não envolve eventuais voos humanitários.

  • República da Irlanda, Dinamarca e Bélgica assumiram que vão fechar o seu espaço aéreo a todos os aviões russos devido à incursão militar da Rússia na Ucrânia.

O encerramento do espaço aéreo irlandês a aviões russos foi anunciado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Irlanda, Simon Coveney.

"São chocantes os ataques russos na Ucrânia de um dia para o outro. A Irlanda atuará para fechar o espaço aéreo irlandês a todos os aviões russos", escreveu o ministro na sua conta na rede social Twitter, apelando a outros países da UE para que façam o mesmo.

  • A Finlândia vai fechar o seu espaço aéreo aos aviões russos em represália pela invasão da Ucrânia, juntando-se a numerosos países europeus, anunciou o governo de Helsínquia.
  • Entretanto, a Áustria, país neutro que não é membro da NATO, preparou-se para fechar o seu espaço aéreo aos russos, aguardando, todavia, uma decisão conjunta dos 27 parceiros da União Europeia (UE) para concretizar a medida.
  • A afirmação foi feita pela ministra austríaca da Mobilidade, Energia e Proteção Climática, a ambientalista Leonore Gewessler, numa declaração na sua conta do Twitter.

    "A Áustria apoia o encerramento do espaço aéreo da UE aos aviões russos. As nossas medidas são mais eficazes quando agimos em uníssono. Por conseguinte, é ainda mais importante que todas as decisões necessárias sejam tomadas rapidamente", escreveu Leonore Gewessler.

    "Já tomámos todas as precauções necessárias. Uma vez tomada a decisão (da UE), a Áustria fechará imediatamente o seu espaço aéreo a todos os aviões russos", concluiu a ministra.

    TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário