domingo, 27 de fevereiro de 2022

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE CRIA MEDIDAS DE APOIO AOS IMIGRANTES UCRANIANOS

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, anunciou na tarde deste domingo, 27 de fevereiro,  a criação de medidas de apoio à comunidade de imigrantes ucranianos a residir no concelho, na sequência do conflito vivido no país de origem destes cidadãos.
O anúncio foi feito durante o encontro de solidariedade para com a Ucrânia, realizado na Praça Guilherme Stephens, que juntou o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; o presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro; o executivo municipal; representantes e imigrantes ucranianos a residir no concelho e ainda a população do concelho.
O presidente da Câmara dirigiu-se aos participantes na ação solidária confessando ser com "profunda tristeza que estamos a acompanhar o que se passa na Ucrânia. Desde o primeiro momento que temos estado em contacto com ucranianos residentes no concelho, estando a dar todo o suporte a estas pessoas”.
Aurélio Ferreira informou que, “contactámos:
Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros, a Segurança Social, a Cruz Vermelha Portuguesa, o SEF e a Secretária de Estado das Migrações”. Para além disso, “disponibilizámo-nos para, de forma integrada com o governo, participarmos no processo de solidariedade e no acolhimento destes refugiados”.
A Câmara Municipal da Marinha Grande “disponibilizou um espaço para acolher bens para os imigrantes, como produtos de higiene, artigos de saúde, roupa térmica e acessórios; vai ter em funcionamento a Linha de Apoio Residentes ucranianos com Apoio Psicossocial (244573000 | 931123251); e vai disponibilizar um espaço para os ucranianos se reunirem temporariamente (posto de turismo)”, acrescentou o presidente Aurélio Ferreira.
Para mais informações e para todos os cidadãos que queiram vir para Portugal e necessitem de informações consultem o link do portal das comunidades ou contactem o Gabinete de Emergência Consular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário