sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Câmara de Águeda recebe encontro transnacional do Projeto DIRTT

 Evento decorreu durante uma semana e reuniu, em Águeda, 40 pessoas de vários países europeus que partilharam os seus conhecimentos sobre os trilhos de BTT.

A Câmara Municipal de Águeda recebeu, entre 24 e 29 de janeiro, um evento transnacional relacionado com o Projeto DIRTT (Developing Intereuropean Resources Trail Builder Training), que tem por objetivo desenvolver diretrizes na construção sustentável de trilhos BTT. Neste encontro participaram cerca de 40 pessoas de vários países, nomeadamente Suécia, Suíça, Dinamarca, Hungria, Escócia, Noruega, Inglaterra e Itália.

O evento consistiu em duas partes distintas: reuniões com os vários parceiros do projeto, para dar seguimento às tarefas previstas e projetar os passos seguintes; e uma outra designada por “Train the trainer” (“Treine o treinador”, em tradução livre), com atividades mais práticas, designadamente na Pista de Downhill do Ventoso (União de Freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba), iniciativa esta que contou, pela primeira vez, com duas mulheres entre os participantes, atendendo a um mercado de trabalho predominantemente dominado pelo género masculino.

“Nesta semana, concluímos uma primeira fase deste projeto, que decorreu durante os últimos três anos, em que trabalhamos em rede com mais cinco países, com o foco na manutenção sustentável dos trilhos de BTT, que permitiu a partilha de conhecimentos nesta área, que era algo que não existia”, começou por dizer Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que, face ao sucesso alcançado com esta experiência, pretende-se estabelecer novas ou renovar parceiras para uma segunda fase do projeto, nomeadamente com a IMBA Europa e outras entidades ligadas ao setor das duas rodas.

Para a Câmara de Águeda, este foi um projeto “que valeu a pena, que nos permitiu, com a rede de parceiros e com a partilha realizada ao longo destes três anos, desenvolver os nossos trilhos e nosso Centro de BTT”.

Os parceiros deste projeto incluem o Município de Águeda, Fagskolen Tinius Olsen e Opplysningskontoret for Terrengsykling (Noruega), International Mountain Bicycling Association Europe – IMBA (Holanda), Scottish Cyclists Union e Universidade Edinburgh Napier (Escócia), BikePlan (Suíça) e Danske Gymnastik og Idreaetsforeninger (Dinamarca).

As reuniões decorreram no café concerto do Centro de Artes de Águeda (CAA), onde foram dadas ferramentas de comunicação e aprendizagem sobre este setor desportivo; enquanto as sessões práticas decorreram na Pista de Downhill do Ventoso, onde os participantes aplicaram as várias formas de comunicação que estudaram em contexto de sala de aula, relacionando essas valências com a instrução de construção de trilhos a diferentes grupos.

Para além disso, os participantes fizeram uma visita a empresas do setor das duas rodas do concelho (nomeadamente a AMOP) e foram conhecer a PumpTrack de Aguada de Cima (integrada no Parque Radical e financiada pela Câmara de Águeda), uma estrutura modular, em forma de circuito, sobre a qual os atletas de bicicleta utilizam o movimento “pumping” para progredirem na pista.

Os participantes salientaram que a semana foi um “sucesso” e que deste encontro surgiram ideias para a implementação de grandes projetos de desenvolvimento de construção de trilhos, nomeadamente nos Alpes. “Águeda é uma ‘meca’ na produção e fabrico de bicicletas e componentes; agora terá também um lugar de liderança como destino de treino na construção de trilhos na Europa”, afirmou Christoffer Riis Svendsen, um dos intervenientes na sua página oficial no Facebook.

Thomas Larsen Schmidt, presidente da IMBA Europa, salientou que “tem sido ótimo trabalhar” com a Câmara de Águeda neste projeto. Ao fim de dois anos e mais de 50 reuniões por zoom, para o responsável foi muito bom poder estar juntos presencialmente, com todos os cuidados assegurados, e poder transmitir com sessões práticas como fazer a construção de trilhos.

Para Lars Jensen, diretor de projetos do DIRTT, este encontro em Águeda foi “um evento único, que permitiu reunir pela primeira vez os melhores construtores de trilhos de oito países europeus para partilharem conhecimento e para ajudarem a criar uma estrutura educacional para a construção de trilhos. Estou muito contente por podermos ter feito isto”, disse.

“É incrível ver construtores de trilhos de toda a Europa juntarem-se para aprender mais e colocar em prática esses conhecimentos aqui no terreno, na montanha”, frisou Mark McClure, perito em trail na IMBA Europe, declarando que a ideia agora é avançar com a “certificação europeia de construtores de trilhos, para tornar esta uma profissão mais reconhecida e a qualificação que pode ser adquirida”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário