sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Sessão alerta jovens estarrejenses para a utilização segura da internet


No âmbito da comemoração do “Dia da Internet Mais Segura” (8 de fevereiro), os alunos do 3.º ciclo do ensino básico do concelho de Estarreja serão convidados a participar numa conversa com a presença da jovem influencer Inês Rocha Rodrigues e do fundador e mentor do projeto MiudosSegurosNa.Net, Tito de Morais. A sessão está marcada para o dia 9 de fevereiro (das 10:10 às 11:40), via zoom, e em cima da mesa estarão temas como Imagem Real VS Imagem Virtual, Grooming, Sexting, Sextortion Cyberbullying.

 

O uso da Internet trouxe-nos inúmeros benefícios. O mundo à distância de um clique dá-nos acesso a informação, novas formas de comunicação, em qualquer hora e lugar! Contudo, a Internet acarreta de igual forma inúmeros riscos, e nem sempre os conhecemos. É urgente refletirmos e aprendermos mais sobre estes riscos: como identificar, prevenir e intervir de forma a minimizar os perigos da Internet.

 

Estudos recentes evidenciam que o uso excessivo do telemóvel e das redes sociais está associado ao aumento de problemas mentais nos jovens. Torna-se urgente dotarmos os jovens de maior conhecimento e competências para serem, cada vez mais, utilizadores conscientes, e tomarem parte ativa na sua segurança online.

 

Esta iniciativa surge no âmbito da Rede Social do Município de Estarreja, concretamente do grupo de trabalho temático: Ação Social, Família e Comunidade, coordenado pelo PISTA - Projeto de Intervenção Social das Terras do Antuã, e pretende impactar de forma positiva os jovens do 3.º ciclo do concelho de Estarreja e seus agentes educativos.

 

 

O projeto MiudosSegurosNa.Net – http://www.MiudosSegurosNa.Net – é uma iniciativa familiar que, desde 2003, ajuda famílias, escolas e comunidades a promover a utilização ética, responsável e segura das tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens.

 

 

No dia 8 de fevereiro de 2022, comemora-se a 19.ª edição do Dia da Internet Mais Segura. Ao longo dos anos, este dia junta milhões de pessoas sob o lema “Juntos por uma Internet melhor”. Este ano, o Centro Internet Segura assinala a data levantando a questão “TU és TU online?”. Mais info https://internetsegura.pt/

 

 

Entidades que constituem o Grupo de Trabalho “Ação Social, Família e Comunidade” da Rede Social de Estarreja:

- Câmara Municipal de Estarreja

- PISTA – Projeto de Intervenção Social das Terras do Antuã

- Agrupamento de Escolas de Estarreja

- Agrupamento de Escolas de Pardilhó

- Associação de Solidariedade Estarrejense

- Centro Distrital de Aveiro do ISS, I.P. – Serviço Local de Estarreja

- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Estarreja

- Escola Profissional de Aveiro.

 

 

 

 

Carla Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário