sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Ciclaveiro reconhecida como Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA)


A Ciclaveiro – Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta foi reconhecida pela Agência Portuguesa do Ambiente como Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA)
Foi ontem publicitado em Diário da República a inscrição da Ciclaveiro na lista de Organizações Não Governamentais de Ambiente, reconhecendo a este coletivo o Estatuto de ONGA pelo seu trabalho em prol da mobilidade urbana em bicicleta como ferramenta de combate às alterações climáticas, promoção da qualidade de vida nas cidades e defesa do direito à saúde e à igualdade no acesso aos modos de deslocação.

Esta Associação, sem fins lucrativos, tem como objetivo promover, incentivar e estimular a utilização da bicicleta como meio de transporte, em especial na região de Aveiro. O projeto nasceu como um movimento cívico em Novembro de 2014 e formalizou-se como associação em 2016.

Desde o início, adotou uma abordagem de aproximação à comunidade, através de projetos colaborativos, envolvendo cidadãos, instituições, associações e empresas, para a construção de uma mudança de hábitos de mobilidade, procurando contribuir para construção de uma cidade ambiental, social e economicamente mais sustentável e uma comunidade mais coesa e resiliente.

A associação Ciclaveiro reconhece que a região de Aveiro tem excelentes características naturais, uma dimensão de território favorável e uma forte ligação cultural à bicicleta, que propiciam o recurso a este meio de transporte.

Tem realizado várias iniciativas, tendo 3 públicos identificados como prioritários: crianças, comércio local e comunidade geral.

Tem na Casa da Bicicleta, inaugurada no Dia Mundial das Cidades a 31 de outubro de 2020, o seu espaço físico de encontro e de realização de eventos e ações de apoio e incentivo à utilização da bicicleta e à cultura que a envolve.

Para mais informações sobre a Ciclaveiro e a atividade desenvolvida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário