terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Criança diabética falta às aulas por não ter apoio na escola

 Escola não tem quem faça a pesagem dos alimentos e administre insulina ao menino de sete anos.

Uma criança da Guarda não vai às aulas há quase um mês, desde que lhe foi diagnosticado diabetes tipo I. A família garante que a escola não tem quem faça a pesagem dos alimentos e dê insulina ao menino de sete anos. Antes de cada refeição é preciso medir a glicemia, ajustar a insulina e pesar os hidratos de carbono que o menino pode ingerir. Isto está agora a cargo da mãe, que diz ter de ficar presa em casa por falta de resposta da escola.

A instituição de ensino garantiu à SIC que não se trata de má vontade, mas apenas insegurança por falta de conhecimento para lidar com estes casos. A família de Martin diz que nada justifica a falta de um enfermeiro escolar.

A família em causa já viveu em Celorico da Beira e é ali que mantém o médico de família, mas a escola está localizada no concelho da Guarda pelo que é chamado o agrupamento escolar da Sé para solucionar o caso. À SIC, a direção diz que há vários alunos nas mesmas condições do Martin no agrupamento e que há todas as condições para o acolher na escola. No caso concreto atribui à mãe medos e inseguranças sem razão.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário