terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Morreu o cineasta e jornalista brasileiro Arnaldo Jabor

 O cineasta, escritor e jornalista brasileiro Arnaldo Jabor morreu hoje em São Paulo devido a complicações decorrentes de um derrame que sofreu em dezembro passado, segundo relatos dos 'media' locais.

Jabor, 81 anos, dirigiu filmes como “Tudo bem” (1978), “O casamento” (1975) e “Eu sei que vou te amar” (1986), que ganhou a Palma de Ouro de melhor filme no Festival de Cannes.

Emergente do movimento “Cinema Novo” no Brasil, Arnaldo Jabor também dirigiu “Toda nudez será castigada” (1973), adaptação de uma peça de Nelson Rodrigues que faz uma crítica à moral burguesa e ganhou um prémio no Festival de Gramado (Brasil) pelo papel principal da atriz Darlene Glória.

Também dirigiu “Eu te amo” (1980), protagonizado por Sónia Braga e Paulo Cesar Percio. O seu último filme, “A Suprema Felicidade”, foi lançado em 2010.

Entre as suas obras literárias, destacam-se “Pornopolítica” e “Amor é prosa, Sexo é poesia”.

Jabor, um provocador crítico de governos de diferentes matizes e que chegou a ser censurado pela ditadura militar, foi internado no dia 17 de dezembro num hospital de São Paulo e, inicialmente, registou alguma melhoria.

Desde 1990 era comentador político na Rede Globo desde os anos 1990, participação que cessou em novembro passado devido a problemas de saúde.

Madremedia/Lusa

Imagem: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário