quarta-feira, 2 de março de 2022

Águeda | Solidariedade para com o povo ucraniano

Decorreram hoje, no salão nobre da Câmara Municipal de Águeda, duas reuniões, a primeira com as Juntas e Uniões de Freguesias do Concelho e a segunda com as instituições locais de solidariedade social, no sentido de definir uma estratégia conjunta e uma ação articulada com os diversos organismos nacionais, para que se consiga chegar, rápida e eficazmente, com a ajuda de que efetivamente precisam.

O apoio a prestar está a ser feito em articulação com o consulado ucraniano no Porto e em concertação a Associação dos Ucranianos em Portugal (entidade que tem 15 núcleos no país, entre os quais de Águeda), que esclareceram quanto às necessidades de bens mais prementes, cuja lista (ver em baixo) vai ser enviada pelo Município para as diferentes associações que estão a fazer a recolha, e como os identificar para que cheguem ao destino e sejam corretamente encaminhados.

As instituições que estão a fazer a recolha dos produtos foram esclarecidas sobre a forma correta de os reunir os bens e embalar, devendo ser entregues já separados por tipologia (ex: caixa só com arroz, caixa só com fraldas, caixa só com medicamentos, etc) e em embalagens abertas para a necessária verificação no ponto de recolha.

Nesta articulação e depois de identificadas as necessidades, será efetuada uma recolha de bens, que será reunida até sábado (5 de março), nas instalações do CEFAS (Centro de Formação e Assistência Social), diariamente das 10 às 22 horas.

Estes bens serão enviados para a Ucrânia, num primeiro carregamento, por via terrestre, no dia 7 de março (segunda-feira), cujo transporte vai ser disponibilizado pelo Município. Semanalmente, será feita uma análise das necessidades, após o que poderão ser organizados novos carregamentos.

As empresas que tenham vagas de emprego e os proprietários que tenham casas disponíveis para habitação para os refugiados que possam vir para Águeda, devem entrar em contacto a Câmara de Águeda.

A Câmara Municipal vai continuar a disponibilizar informação atualizada sobre este assunto nas redes sociais e página oficial na Internet.

 

 

Lista de bens necessários

 

Crianças

- Fraldas de todos os tamanhos

- Toalhitas

- Pomadas muda fraldas

- Leite infantil

- Leite bebé em pó

- Papas para qualquer idade

- Champoo

- Gel de banho

- Creme de corpo

 

Adultos

 

Higiene pessoal

- Gel de Banho

- Sabonetes

- Pasta dos dentes

- Pensos higiénicos

 

Mercearia

- Arroz

- Massas

- Massas rápidas

- Enlatados

- Bolachas

- Barras energéticas

- Cereais

- Açúcar

- Azeite e óleo

- Leite

- Leite em pó

- Água

- Sumos

 

Outros bens

- Cobertores

- Edredons

- Luvas homem

- Meias quentes, tamanho 40 a 45

- Joelheiras

- Velas

- Fósforos

- Isqueiros

 

Primeiros Socorros

- Compressas

- Gazes

- Ligaduras

- Pensos rápidos

- Bandas penso

- Adesivos

- Betadine

- Álcool

- Água oxigenada

- Soro fisiológico

- Torniquetes

- Máscaras

- Luvas

 

Medicamentos

- Paracetamol

- Ipobrufeno

- Antibióticos

- Pomadas para queimaduras

- Pomadas anti-inflamatórias

- Gazes gordas

- Medicamentos para diarreia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário