quarta-feira, 2 de março de 2022

Torres Vedras | CICLO DE MÚSICA IBÉRICA E MEDITERRÂNICA NO CAC

 Turquia, Grécia e Espanha em destaque no último momento de Palimpsesto. 

Nos dias 4, 5 e 6 de março o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras volta a receber Palimpsesto, o Ciclo de Música Ibérica e Mediterrânica que pretende unir músicos de Portugal, Espanha, Grécia e Turquia, numa celebração da música e culturas da Ibéria e do Mediterrâneo. 

Neste terceiro, e último, momento do Palimpsesto é a vez de dar as boas-vindas a Stelios Petrakis, da Grécia, a Volkan Incüvez da Turquia e Cesar Loureiro Sobral, de Espanha!

Stelios vem diretamente da ilha de Creta com um concerto e um workshop nos dias 4 e 5 de março, respetivamente, que retrarão a densa cultura musical da ilha de onde é originário. É um músico, compositor e construtor de instrumentos reconhecido por toda a esfera da música mediterrânica, integrando o Trio Stelios Petrakis - Efrén López - Bijan Chemirani e liderando o Stelios Petrakis Cretan Quartet. É um dos grandes símbolos da lyra de Creta.

Volkan Incüvez vem da cidade de Istambul para revelar um estilo que, baseado na tradição musical turca, só por si milenar, se transpõe para a música dos tempos modernos com a utilização de ambientes e instrumentos dos dias de hoje. O instrumento ney turco é, no entanto, o protagonista e é através dele que se explora uma imensidão de cores e movimentos. Volkan Incüvez fará um concerto e um workshop de ney e música turca, nos dias 5 e 6 de março.

No sábado, dia 5 de Março, será a vez de Cesar Loureiro Sobral, da Galiza, partilhar connosco a subtil arte de construir o instrumento sanfona, e por tantos conhecido como hurdy gurdy. O seu ofício reflete-se no sucesso dos modelos que cria, que se encontram nas mãos de vários dos melhores sanfoneiros do mundo.

Simultaneamente aos eventos dos dias 5 e 6 de março, o Ciclo irá contar com a presença de vários construtores de instrumentos tradicionais e associações de investigação e divulgação da música tradicional lusa. Entre eles constam a Associação Gaita-de-Foles (Lisboa); Inocêncio Casquinha (Alverca do Ribatejo); Luís Eusébio (Óbidos); Orlando Trindade (Caldas da Rainha); e Mário Estanislau e Victor Félix, representantes da Sons da Música - Construtores de Instrumentos Musicais (Torres Vedras). Estarão, também, expostos e disponíveis para venda alguns dos exemplares de instrumentos portugueses e ibéricos.

Esta é a primeira edição do Palimpsesto - Ciclo de Música Ibérica e Mediterrânica em Torres Vedras, que é uma iniciativa da Associação Musicálareira, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Kontraproduções, numa coprodução com o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras e produzido pela West Wave Productions. 

Programação para o mês de março: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário