quarta-feira, 2 de março de 2022

CÂMARA DA COVILHÃ LANÇA “MISSÃO DE ACOLHIMENTO COVILHÃ- UCRÂNIA”

A Câmara municipal da Covilhã está a preparar uma iniciativa de apoio ao povo ucraniano designada “Missão de Acolhimento Covilhã - Ucrânia”.

A grave situação que neste momento se vive na Ucrânia levará ao movimento de milhões de deslocados e refugiados que procuram abrigo seguro nos países mais próximos. A precipitação dos acontecimentos e a avalanche de pessoas que estão a sair da Ucrânia coloca grandes desafios logísticos e humanitários aos países vizinhos, que estão já a recebê-los da maneira que podem. Este movimento gerará uma massa enorme de deslocados e refugiados que naturalmente irão procurar abrigo e refúgio, sobretudo nos países da União Europeia.

A Covilhã é uma comunidade solidária e com profunda sensibilidade humanista. É em nome dessa história e tradição que o Município da Covilhã está a criar um programa de acolhimento - “Missão de Acolhimento Covilhã - Ucrânia”, para colaborar com o Governo de Portugal a fim de disponibilizar o apoio necessário ao acolhimento dessas pessoas. Estamos a mobilizar meios e a congregar vontades para cumprir esta missão. No entanto, para além das necessidades logísticas de acolhimento, torna-se fundamental conseguir uma alternativa de integração e trabalho para as pessoas deslocadas.

É nesse sentido que a autarquia está a apelar à sociedade civil para que conceda o apoio possível à logística de acolhimento e ainda à identificação de oportunidades de trabalho.

Para além da questão humanitária e solidária, os territórios de baixa densidade como os nossos, onde faltam pessoas e mão de obra, poderão ter aqui uma oportunidade não só de ajudar, mas também a de serem ajudados por um povo que foge da guerra e que é, maioritariamente, qualificado e trabalhador.

O município da Covilhã agradece o empenho de todos nesta missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário