quarta-feira, 2 de março de 2022

Balcão do SNS 24 já abriu em Vilamar e Corticeiro de Cima

Entrou esta quarta-feira, 2 de março, em funcionamento, o SNS 24 Balcão de Vilamar, serviço que resulta de um protocolo que a Câmara Municipal de Cantanhede e a União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima estabeleceram com a ARS do Centro, o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

O SNS 24 Balcão funciona no edifício dos Correios, na localidade de Vilamar, de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 12h00, e garante à população o acesso e prestação de serviços digitais e de telessaúde.

Neste balcão é possível marcar consultas e teleconsultas, emitir certificados de vacinação e agendar vacinas, renovar receitas de medicamentos, realizar chamadas para o SNS24, consultar resultados de exames, aceder aos guias de tratamento, avaliar sintomas, entre outros serviços.

Para além de facilitar e melhorar o acesso à prestação de serviços à distância e, por outro, evitar deslocações às unidades de saúde, o que se traduz numa mais-valia para os utentes, sobretudo no atual contexto de pandemia, o SNS 24 Balcão constitui “uma porta de entrada no Serviço Nacional de Saúde para aqueles que têm pouca literacia digital, não têm acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e a outros meios”, nem tampouco “condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS, que, em muitos casos, já se encontram disponíveis na Área do Cidadão do Registo de Saúde Eletrónico”.

O espaço disponibilizado no edifício dos Correios de Vilamar está devidamente equipado e conta com colaboradores habilitados para prestar apoio assistido aos cidadãos.

Para além do balcão instalado na União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima, estão contratualizados outros cinco no distrito, distribuídos pelos municípios da Pampilhosa da Serra, Oliveira do Hospital, Lousã, Soure e Coimbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário