quarta-feira, 2 de março de 2022

Pombal disponível para acolher atletas de nacionalidade ucraniana

 A Câmara de Pombal expressou a sua total disponibilidade para acolher/ apoiar os atletas ucranianos, refugiados ou residentes em Portugal, para realizar treinos e estágios, em infraestruturas desportivas do concelho, assegurando alojamento, alimentação e equipamentos. A iniciativa, articulada com entidades e clubes desportivos do concelho, foi transmitida aos comités olímpicos de ambos os países e ao Instituto Português do Desporto e Juventude, entre outros organismos.

A medida insere-se num plano de ação que o município está a preparar de apoio à comunidade ucraniana, não só à residente no concelho, mas também com vista a acolher e integrar os seus familiares, amigos e refugiados. Para o presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão, a iniciativa pretende “reforçar a solidariedade de Pombal com o povo ucraniano que está a atravessar uma das fases mais difíceis da sua que é a nossa história”.

Apelando à solidariedade dos pombalenses, que na passada segunda-feira já se manifestaram numa vigília pela paz na Ucrânia, e com a colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal, entidades, instituições e empresas, já foi enviado um camião solidário com bens e alimentos, com destino à fronteira da Polónia com a Ucrânia. A campanha, em conjunto com todas as juntas de freguesia e uniões de freguesia, focada essencialmente na recolha de medicamentos, material médico e produtos de higiene pessoal, prossegue até ao próximo domingo, para o envio de um novo carregamento na próxima segunda-feira.

No âmbito do acolhimento e integração de cidadãos ucranianos, o município criou um grupo de trabalho multidisciplinar, que irá implementar uma série de ações que passam pela disponibilização de alojamentos de emergência, apoio administrativo e legalização, ensino de língua portuguesa para ucranianos, apoios de âmbito social, entre outros, em conjunto com todas as juntas de freguesia, uniões de freguesia e comissões sociais de freguesia.

Está já disponível uma linha de apoio (236 210 578) e um email (sosucrania@cm-pombal.pt) destinada a prestar informações e apoio psicossocial a todos os cidadãos ucranianos que necessitem.

Em articulação com as associações empresariais dos diversos setores, está a ser criada uma bolsa de emprego, onde serão reunidas as várias ofertas disponíveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário