quarta-feira, 2 de março de 2022

Reguengos de Monsaraz criou equipa de missão Juntos pela Ucrânia

 O Município de Reguengos de Monsaraz criou hoje a equipa de missão Juntos pela Ucrânia. Esta equipa já começou a funcionar em articulação com o Ministério da Administração Interna, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Alto Comissariado para as Migrações e a Embaixada da Ucrânia.

Para responder à crise humanitária causada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, a autarquia constituiu a equipa para prestar apoio aos refugiados em três eixos de ação. O primeiro eixo centra-se no apoio ao acolhimento de emergência para os refugiados e pretende, através da Bolsa de Emprego, rececionar e proceder ao levantamento junto das empresas do concelho, de empregadores interessados em receber ou criar postos de trabalho que permitam aos refugiados a sua integração no mercado de trabalho e na vida ativa local.

 

Ainda neste âmbito, a Bolsa de Habitação poderá receber as ofertas de habitação de proprietários do concelho, que estejam livres e pretendam solidariamente acomodar as famílias de refugiados. Através da Bolsa de Acolhimento vai proceder-se ao levantamento de ofertas de agregados familiares que pretendam receber famílias de refugiados nas suas próprias habitações e com a Bolsa de Apoio Jurídico será criada uma rede de voluntários, na área da advocacia, que queiram dar todo o apoio jurídico aos refugiados que sejam acolhidos no concelho.

 

O segundo eixo terá a componente de apoio psicossocial, com a autarquia a disponibilizar apoio psicológico e a acompanhar e ajudar as famílias vindas do contexto de guerra na adaptação a um novo país. Neste âmbito será também prestado apoio no contato com familiares na Ucrânia e posteriormente no acolhimento do membro do agregado ausente, caso pretendam continuar a residir no concelho. A autarquia vai ainda efetuar o levantamento e identificação de famílias já residentes e promover a realização de Cursos de Português.

 

O terceiro eixo baseia-se no Apoio Logístico e terá equipas que providenciarão o apoio na recolha de bens, em articulação com a família ucraniana que iniciou o processo de recolha, assim como no transporte desses bens. Este eixo integra também a preparação das habitações que estejam disponíveis através das bolsas de habitação e acolhimento ou das habitações disponibilizadas pelo município e o fornecimento da alimentação para os refugiados.

 

A equipa de missão Juntos pela Ucrânia poderá ser contactada para qualquer assunto relacionado com estes três eixos de atuação ou outros esclarecimentos através do telefone 969628851 e por e-mail (juntosucrania@cm-reguengos-monsaraz.pt).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário