domingo, 13 de março de 2022

Já há crianças a morrer de desidratação na Ucrânia

Reservas de água e comida estão a esgotar-se em Mariupol.

Em Mariupol, no sul da Ucrânia, as reservas de água e comida estão a esgotar-se. Este domingo, voltou a fracassar mais uma tentativa do Governo ucraniano de fazer chegar ajuda humanitária à cidade. Segundo as autoridades locais, já morreram mais de dois mil civis em Mariupol. O Presidente ucraniano alerta que a situação é dramática e diz que há já crianças a morrer de desidratação.

Fracassou mais um esforço para fazer chegar ajuda humanitária a Mariupol, depois de nos últimos dias todas as tentativas terem falhado. Este domingo, o Governo ucraniano enviou uma nova coluna, com um carregamento de 100 toneladas de bens essenciais.

Mais uma vez, a coluna foi travada pelas tropas russas e ficou pelo caminho na cidade de Berdiansk. Mariupol está cercada há vários dias. Já não há eletricidade. Não há aquecimento. Não há comunicações. Cerca de quatrocentas mil pessoas estão a ficar sem comida e sem água.

Ponto estratégico entre a Crimeia e o Donbass, a cidade portuária de Mariupol tem sido palco de violentos ataques das tropas russas. As mais recentes imagens de satélite mostram o antes e o depois de zonas residenciais e infraestruturas urbanas que foram alvo de bombardeamentos.

As autoridades locais de Mariupol dizem que, desde o início da invasão russa, já morreram 2.187 civis e que só nas últimas 24 horas houve pelo menos 22 bombardeamentos.

Kherson também está cercada pelas tropas russas, mas os habitantes da cidade resistem.

Na Praça da Liberdade, centenas de ucranianos manifestaram-se este domingo pela paz, enquanto à distância soldados russos assistiam ao protesto. Os manifestantes acabariam por se aproximar dos tanques e desafiar as tropas russas sem que tenha havido registo de confrontos.

Em Melitopol, mais uma manifestação. Esta pela libertação do autarca da cidade levado por um grupo militar e desaparecido desde sexta-feira.

Há, entretanto, notícias de mais um autarca desaparecido. O ministro ucraniano dos negócios estrangeiros diz que o presidente de Dniprorudne também foi sequestrado pelas tropas russas.

SIC Notícias

Imagem: Portal Mie


Nenhum comentário:

Postar um comentário