quinta-feira, 3 de março de 2022

Reforçados laços entre Ansião e Mosteiros


O Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, acompanhado pelos Vereadores, recebeu, no dia 2 de março, o Presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, que se deslocou em visita oficial no âmbito da geminação que existe desde 2015.

Fábio Vieira foi recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para um momento que serviu para afirmar e aprofundar as relações e a cooperação entre as duas comunidades, que brevemente será cimentada com a construção da Praça de Ansião, em Mosteiros, e da Rua Cidade de Mosteiros, em Ansião.

António Domingues congratulou-se com a proximidade entre os dois povos e disponibilizou-se para o fomento desta relação, enquanto o Presidente de Mosteiros agradeceu a oportunidade do encontro, salientando que Ansião tem sido um município estratégico em termos de geminação, como um exemplo de boas práticas na governança autárquica.

A partilha de experiências e de projetos de interesse comum foi outro objetivo da deslocação de Fábio Vieira a Ansião, incluindo iniciativas que visam potenciar a agricultura e a pecuária como fontes de riqueza da terra do Café do Fogo.

Neste sentido, à receção seguiu-se uma reunião de trabalho entre os presidentes das duas autarquias e a coordenação técnica da Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento, que integra o Município de Ansião. Tendo já marcado presença em Mosteiros numa visita de trabalho com o apoio do município, a associação apresentou agora uma proposta de cooperação transnacional, que prevê a possibilidade de apoio financeiro nas áreas de agricultura, pecuária, turismo e promoção de produtos endógenos.

O Presidente da Câmara de Ansião disponibilizou todo o apoio necessário e propôs que fossem agilizados todos os procedimentos a fim de tornar mais célere a concretização do projeto em prol do desenvolvimento da cidade irmã.


Este encontro culminou com uma visita ao Parque Empresarial do Camporês e ao Centro de Negócios por forma a dar a conhecer a dinâmica empresarial do concelho, com destaque para a ampliação do parque, e as diversas iniciativas de apoio ao empreendedorismo.

Desta visita ficou ainda o convite para que o Presidente da Câmara Municipal de Ansião e a Terras de Sicó marcassem presença no Festival do Café, a ter lugar nos dias 22 e 23 de abril em Mosteiros, não só para dinamização de diversos momentos do programa, como palestras temáticas alusivas às áreas do projeto, como também para um melhor conhecimento das práticas autárquicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário