quinta-feira, 5 de maio de 2022

Ansião | Caminhada Real – Encerramento

No passado dia 3 de maio o Município de Ansião participou na última etapa da “Caminhada Real”, pelas ruas de Ansião, sob o lema "Deixar a Violência, pode ser REAL! – Nós fazemos esse caminho consigo!", na companhia da Sra. Presidente da CIG, Sandra Ribeiro.

A “Caminhada Real”, uma iniciativa da Rede de Estruturas de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica, envolveu os municípios de Bombarral, Caldas da Rainha, Alcobaça, Batalha, Leiria, Pombal, tendo terminado em Ansião. Na cerimónia de encerramento, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pode usar da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, o João Mota, da Real e a Presidente da CIG-Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Sandra Ribeiro.

Fazendo uma avaliação da atividade, considerou-se ser fundamental continuar a promover todas as iniciativas que pretendam dar voz às vítimas, mostrando a importância do trabalho de proximidade e a necessidade de continuarmos diariamente esta luta pelo fim do flagelo a que ainda assistimos, que é o da violência doméstica.

Com os objetivos plenamente alcançados é hora de não perder o foco no futuro da REAL e nas próximas ações de sensibilização para esta questão.

Instalação de Armadilhas para Vespa Asiática
Durante o mês de abril, por toda a Região de Leiria, foram instaladas 2500 armadilhas seletivas para a captura de VESPA ASIÁTICA. No concelho de Ansião foram colocadas 183 armadilhas.

Esta medida irá reforçar o plano municipal de armadilhagem para captura da vespa velutina já em execução, que em 2022, contará com a instalação global, de cerca de 380 armadilhas com monitorização quinzenal até ao final de junho.

As armadilhas estão devidamente identificadas, com o autocolante igual à imagem demonstrativa ou com referência ao Município de Ansião, assim como os técnicos que procederão à realização da instalação.

Solicita-se a melhor colaboração da população no sentido de não interferir de forma danosa neste processo.

Esta ação insere-se no plano STOPvespa_RL - Plano intermunicipal de prevenção e controlo da vespa velutina na Região de Leiria, financiado pelo Fundo de Coesão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário