quinta-feira, 5 de maio de 2022

EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões Assinala o Dia da Europa

 EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, no âmbito das comemorações do Dia da Europa, a decorrer na próxima segunda-feira (dia 09 de maio), vai promover diversas atividades de cariz europeu.

Assim, no dia 09 de maio, pelas 09h00, no EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões (Casa do Adro, Viseu) será hasteada a Bandeira da União Europeia.

 

No mesmo dia, a Comunidade Escolar de Viseu Dão Lafões vai ter a oportunidade de descobrir por dentro o Centro EUROPE DIRECT e tomar parte no debate “A importância da participação ativa dos jovens nos assuntos Europeus”, que tem por objetivo mostrar aos jovens a relevância da sua participação na construção do futuro da europa. Concluída esta proposta, os alunos vão participar na atividade lúdico-pedagógica “Vamos conhecer a UE”, composta por um conjunto de jogos didáticos que estimulam o conhecimento relativo ao processo de construção europeu.  

 

Ainda, no âmbito das celebrações desta efeméride, na Universidade de Aveiro, terá lugar a inauguração da Exposição - Cartazes| Revista Europeia pelos alunos de Economia. Mais tarde, dinamizada pela Professora Marta Dias (UA) e pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, terá lugar uma conversa sobre o tema "Cidadania Europeia", esta sessão imersiva, direcionada a alunos de Economia da Universidade de Aveiro, foca-se na visão dos jovens sobre o que é ser europeu e conta com uma transmissão live nas Redes Socias do Europe Direct.

 

Paralelamente, serão desenvolvidas, ações comemorativas do Dia da Europa, em contexto de sala de aula, nas diversas Escolas e Agrupamentos de Escola da região Viseu Dão Lafões, suportadas por materiais alusivos à União Europeia, disponibilizados pelo Centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões.

 

De acordo com o responsável do Centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, José Carlos Almeida, "Pelo segundo ano o EUROPE DIRECT fez questão de abrir as suas portas à população no Dia da Europa. Com estas atividades a decorrer nas regiões de Viseu Dão Lafões e de Aveiro, pretendemos estimular e aprofundar, junto dos mais jovens, a vontade de descoberta e o seu conhecimento relativamente a esta grande iniciativa que é a União Europeia".

 

De acordo com o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, "O Dia da Europa é sempre um momento de grande celebração para o EUROPE DIRECT. Neste período de grande incerteza, em que agora vivemos, a CIM, enquanto entidade de acolhimento do Centro EUROPE DIRECT, está fortemente empenhada na divulgação e promoção do espírito e dos valores da União Europeia. Queremos que todos os cidadãos do nosso território, independentemente da sua origem, se sintam cidadãos europeus de pleno direito e tenham as ferramentas que lhes permitam contribuir para o futuro da europa". 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário