quinta-feira, 5 de maio de 2022

Reguengos de Monsaraz integra Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude


A Federação Nacional das Associações Juvenis validou a manutenção anual do Município de Reguengos de Monsaraz na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude. Esta plataforma tem como objetivo a partilha de boas práticas, a criação de estratégias e a promoção de sinergias associativas e municipais, constituindo-se como uma rede pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais de juventude estruturantes e sustentáveis no âmbito do Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude.

Esta é a maior rede de municípios comprometidos com os jovens e as suas organizações para o desenvolvimento de reais políticas de juventude, para que exista uma forma inovadora de encarar as questões da participação jovem. No âmbito desta rede, no dia 19 de maio vai decorrer o II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, organizado pela Federação Nacional das Associações Juvenis em conjunto com a autarquia de Matosinhos, para dar continuidade à discussão, reflexão e construção das políticas locais de juventude com as câmaras municipais que integram a rede.

No encontro vão estar reunidas mais de 150 autarquias e vão ser premiadas as que reúnem os requisitos estabelecidos para receberem o Selo de Município Amigo da Juventude. Os municípios vão também subscrever o Pacto INOVE Jovem, que resulta da auscultação nacional da Cimeira Atlântica Associativismo e Juventude, que decorreu no final do ano passado no Funchal e que estabelece um compromisso entre o Estado Local e Central para as políticas de juventude.

As autarquias pretendem continuar a promover as políticas de juventude como um eixo central da sua ação governativa, numa visão transversal e intersectorial, impulsionadoras de uma emancipação condigna da juventude e de uma maior participação jovem por meio do voluntariado e das associações juvenis, espaços de socialização, integração, capacitação e apoio à iniciativa jovem.

Carlos Manuel Barão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário