terça-feira, 17 de maio de 2022

Câmara de Águeda dedica mês à temática do ambiente

 Programação inclui seminários, workshops, saídas de campo e muitas atividades práticas para crianças e adultos

A Câmara Municipal de Águeda promove, a partir da próxima sexta-feira, dia 20 de maio, um conjunto alargado de iniciativas que visam sensibilizar para as problemáticas associadas ao meio ambiente e projetar caminhos de atuação nesta área em concreto. O “Mês do Ambiente” vai decorrer até dia 30 de junho com atividades para adultos e crianças de todas as idades.

“O Município de Águeda tem no ambiente e na sustentabilidade ambiental uma das suas premissas estratégicas de atuação, com boas práticas e medidas de atuação que são exemplo para outros municípios e regiões”, começou por dizer Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que as iniciativas que vão decorrer durante este mês temático objetivam não só alertar para as questões ambientais e as preocupações no âmbito das alterações climáticas, como permitir uma observação pedagógica sobre o meio ambiente que nos rodeia.

“Os nossos comportamentos e atitudes podem fazer a diferença quando falamos de ambiente, pelo que crianças e jovens bem informados podem ter uma influência muito grande no futuro. É essa diferença positiva que queremos implementar na organização deste programa que contempla atividades práticas e pedagógicas e que conta com o contributo valioso de vários parceiros e entidades”, frisou ainda Edson Santos.

O “Mês do Ambiente” começa já na sexta-feira, com a Semana Eco-Escola do Patronato Nossa Senhora das Dores (20 a 29 de maio), envolvendo o Dia das Abelhas (dia 20) que pretende alertar para a importância das abelhas para a humanidade; a visita do Centro Infantil de Eixo à horta do Patronato (dias 24 e 26); o Dia Aberto à Comunidade, com venda de produtos locais e da horta e uma exposição dos trabalhos propostos ao CATL sobre água e/ou energia (dia 25); caminhada de aventura pela natureza no trilho para observação da fauna e flora e convívio envolvendo toda a comunidade educativa (dia 29).

No contexto do “Mês do Ambiente” será realizada, no dia 21 (sábado), uma caminhada interpretativa, cuja orientação será efetuada por técnicos do Município de Águeda e da Universidade de Évora, com início no IVV (Instituto da Vinha e do Vinho). Ao longo de cerca de 11 quilómetros do traçado do PR9, numa ação que assinala ainda o Dia Mundial da migração dos peixes, os participantes poderão observar as intervenções que estão a ser realizadas no âmbito do projeto LIFE Águeda (Ações de conservação e gestão para peixes migradores da bacia hidrográfica do Vouga) para melhoria da continuidade fluvial e estado de conservação de habitats ripários ocorrentes na região. De seguida, e já no parque fluvial da Redonda no período da tarde, serão realizadas atividades relacionadas com as problemáticas ambientais abordadas pelo projeto, que incluem o voluntariado ambiental para controlo de espécies invasoras.

Integrado neste mês temático, o Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) – Águeda Sm@rt City Lab vai realizar algumas atividades como “O meu canteiro de aromáticas” (dia 21 de maio), “Consumo consciente de energia” (dia 28 de maio, véspera do Dia Mundial da Energia), “Caça à beata”, na União de Freguesias de Águeda e Borralha (dia 31 de maio) e visita de escolas ao espaço (dias 26 de maio e 7, 8 e 9 de junho).

 

Seminário sobre cidades

Um dos pontos altos do programa deste mês dedicado ao ambiente é o seminário “Cidade 2030: Inteligentes, Neutras e Verdes”, agendado para dia 27 de maio, a partir das 10 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, cuja sessão de abertura (10h30) contará com a presença de Jorge Almeida e Edson Santos, respetivamente Presidente e Vice-Presidente da Câmara de Águeda; Alexandra Carvalho, Diretora do Fundo Ambiental; e Nuno Lacasta, Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente.

Ao longo do dia, serão abordadas várias temáticas relacionadas com o ambiente e as cidades inteligentes, com intervenções de várias individualidades, como Fátima Alves, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro; Catarina Freitas, da Câmara de Lisboa; Carlos Ribeiro, do Laboratório da Paisagem de Guimarães; e Mariana Roldão, Coordenadora do Serviço Educativo do Parque de Serralves.

Destaque para um workshop sobre oportunidades de financiamento, durante a manhã, onde serão apresentados diversos programas de financiamento nacionais e internacionais, como o Fundo Ambiental, Portugal 2030, Programa LIFE Portugal e Energy-Cities, tendo estes o objetivo da crescente valorização das cidades e territórios.

No dia 3 de junho, a Câmara de Águeda, vai assinalar o Dia Mundial da Bicicleta com algumas atividades e o lançamento de um projeto que irá marcar a programação de setembro, ligada à bicicleta. De referir ainda o Dia do Ambiente, que se comemora no dia 5 de junho e que vai incluir uma campanha digital de sensibilização. Em junho, concretamente nos dias 1 e 8, serão realizadas diversas ações de limpeza, nomeadamente no Rio Águeda com alunos do 4.º ano (dia 1) e nas ruas de Macinhata do Vouga pela Brigada Verde da Escola Básica local (dia 8).

No dia 10 de junho, a programação terá como temática o Rio Vouga, primeiro com uma descida pelo rio, da parte da manhã, e depois com a continuação do Ciclo de Tertúlias “Rio de Conversas”, que decorrerá na Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga, a partir das 18 horas.

Está agendada ainda uma Feira do Mundo Rural, em Travassô, de 16 a 19 de junho; e um Roteiro “Escola na Cidade de Águeda”, de 27 a 30 de junho.

Para o final do mês de junho (25) está a ser programada uma ação “limpar Águeda” que visa o envolvimento de todas as Juntas e Uniões de Freguesia, voluntários e entidades, numa atividade conjunta de remoção de resíduos.

O programa completo poderá ser consultado em www.cm-agueda.pt e para mais informações, pode usar o seguinte e-mail dv-as@cm-agueda.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário