terça-feira, 17 de maio de 2022

Serviços de Ecossistemas: um instrumento para a valorização dos territórios rurais 20 maio 2022 / Loja Interativa de Turismo de Arouca

 A 2BForest, Associação Florestal Entre Douro e Vouga e a Consulai organizam o evento “Serviços dos Ecossistemas: um instrumento para a valorização dos territórios rurais”, em parceria com a Câmara Municipal de Arouca e o Arouca Geopark, a realizar no dia 20 de maio, no auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca, na presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Rural, Isabel Ferreira, que intervirá durante a sessão de abertura.
 

Em Arouca foi desenvolvido o primeiro projeto de certificação de serviços dos ecossistemas em áreas florestais certificadas, com realce para o sequestro de carbono e preservação da biodiversidade, que esteve na base da compensação de impactos nas emissões de carbono de iniciativas como a NEUTROLOGIA e a REFLORA. Esta forma de valorização pelo mercado faz com que o projeto seja distintivo e de referência.
 
Este evento visa dar visibilidade a um tema central para a competitividade dos territórios rurais e, dessa forma, para o conjunto da sociedade portuguesa.
 
Os desafios enfrentados na gestão do território e mecanismos que apoiem a gestão ativa da floresta não nos deixa indiferente. É necessário concretizar cada vez mais este caminho de valorização e suporte financeiramente dos serviços produzidos pelo mundo rural para toda a sociedade (retenção de carbono, purificação da água, preservação da biodiversidade, polinização dos ecossistemas, …). Face aos mais recentes desenvolvimentos a nível europeu, este é o momento certo para ouvir diversas personalidades oriundas de diferentes setores da economia nacional sobre as alternativas que temos e como podemos evoluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário