segunda-feira, 30 de maio de 2022

Câmara de Águeda promove CircoAGITado no Parque de Alta Vila

 Evento tem um cariz social e inclusivo, com a dinamização de atividades formativas para cidadãos com incapacidades

A Câmara Municipal de Águeda promove, nos dias 1 a 3 de junho, no Parque de Alta Vila, mais uma edição do CircoAGITado, um evento multidisciplinar de arte circense promovido no âmbito do AGITLab, que inclui espetáculos e um programa educativo, dirigido aos alunos da Escola Secundária Adolfo Portela e aos utentes da CERCIAG, numa atividade formativa de circo inclusivo.

“Após cinco anos de atividade, o CircoAGITado, que atrai um cada vez maior número de entusiastas, continua a surpreender e a apresentar novas formas de promover a arte circense, desafiando crianças, jovens e pessoas com incapacidades numa aventura criativa que permite partilhar com o público, de uma forma espontânea, as fragilidades da vida e a capacidade de superação”, declarou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, frisando que este programa de ensino leva os alunos para “dentro” do circo.

O também Vereador da Cultura sublinha que este evento demonstra “a aposta estratégica do Município nas residências artísticas” e o apoio regular à expressão cultural “de artistas de várias nacionalidades que vêm aqui inspirar-se e criar”, (con)firmando Águeda como um concelho produtor de arte e cultura de referência.

Nas oficinas – que serão divididas em duas partes e que vão ser realizadas pela Companhia La Ruta (com Daniel Varas e Kamila Karmy, Chile), por Naiana Padial e Gustavo Carvalho (Brasil) e Telma Pinto (Portugal) – os participantes vão reproduzir a coreografia, os truques e as combinações entre os artistas, sendo que o objetivo é permitir que os alunos possam “entrar em cena” e expressar as suas habilidades e capacidades.

Com base no programa formativo, os participantes vão poder realizar diversas atividades circenses, escolhendo a que se sentem mais confortáveis a apresentar nos espetáculos. Isto porque a segunda parte da formação consiste em levar todo o grupo a trabalhar em conjunto e produzir pequenas cenas de circo que podem ser representadas num espetáculo.

As oficinas, agendadas para decorrerem das 10 às 12 horas dos dias 1, 2 e 3 de junho, incluem formação em mastro chinês (por Telma Pinto), palhaço e malabarismo (por Daniel Varas), acrobacia (por Camila Karmy), trapézio (por Naiana Padial) e arame e contorcionismo (por Gustavo Carvalho).

As apresentações estão marcadas para os três dias do evento, sempre às 15 e 16 horas, da seguinte forma e respetivamente: Daniel Varas e Naiana Padial (dia 1), Daniel Varas e Gustavo Carvalho (dia 2) e Camila Karmy e Telma Pinto (dia 3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário