segunda-feira, 30 de maio de 2022

Quadro de Mona Lisa atacado com um bolo por visitante do Louvre

O quadro da Mona Lisa foi atacada no museu do Louvre, em França, por homem que atirou um bolo ao famoso quadro de Da Vinci.
A pintura “La Gioconda”, uma das principais atrações do museu parisiense do Louvre, sofreu neste domingo um ataque de um visitante, que lhe atirou um bolo.
O homem, de nacionalidade francesa, estava vestido de mulher e sentado em cadeira de rodas. Segundo várias testemunhas, o atacante surpreendeu todos os presentes quando se levantou atirou o bolo contra a famosa pintura de Leonardo da Vinci.
O quadro é protegido por vidro de segurança, que preveniu danos na pintura.
Os guardas do museu rapidamente limparam os vidros, mas o momento ficou registado em vídeos e fotos das dezenas de visitantes que estiveram no local.
Não se conhece a identidade ou as motivações do atacante, mas de acordo com um dos vídeos partilhados, o homem diz, em voz alta, no momento que é expulso, que “Há pessoas a tentar destruir o planeta, pensem na Terra, pensem na Terra”. “Os artistas que pensem na terra, foi por isso que fiz isto", ouve-se ainda.
Este não é o primeiro ataque que a obra de Leonardo da Vinci sofre. Em agosto de 2009, um turista atirou uma chávena de chá, que se estilhaçou ao atingir a vitrine que o protege.
Décadas antes, em 1974, enquanto estava em exibição no Museu Nacional de Tóquio, uma mulher usou um spray de cor vermelha para atacá-lo, mas não danificou a pintura.

Madremedia

Imagem: CNNPortugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário