sexta-feira, 6 de maio de 2022

EXPOSIÇÃO “O FOTÓGRAFO QUE AMOU AVEIRO. ANTÓNIO CAMPOS GRAÇA”

 
07 de maio a 04 de setembro no Museu da Cidade de Aveiro
No âmbito do programa das Comemorações do Feriado Municipal de Aveiro, o Museu da Cidade acolhe, de 07 de maio a 04 de setembro, a exposição “O Fotógrafo que amou Aveiro. António Campos Graça”.
Desenhada em quatro temas, a exposição patente ao publico no setor temporário do Museu da Cidade, expõe trabalhos fotográficos da autoria de António Campos Graça e de outros fotógrafos que integravam a sua coleção, mas também, filatelia da sua coleção pessoal.
“O Fotógrafo que Amou Aveiro” é a primeira edição dedicada a António Campos Graça, fotógrafo amador que vai integrar verdadeiros documentos que testemunham a evolução de Aveiro através da imagem muito conjugada com um universo imenso de informação que lhe está associada através das notas manuscritas que em quase todas as fotografias se encontra.
Assim a mostra explora essa informação despertando o interesse dos visitantes que pretendem conhecer Aveiro e dos estudiosos que pretendem desenvolver estudos sobre Aveiro e sua historiografia.
A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.

António Campos Graça [23 de novembro de 1903 - 11 de fevereiro de 1991]. Natural de Aveiro, Rua da Sé [atual Rua Capitão João de Sousa Pizarro]. Profissão: sapateiro. Hobbies: colecionador de cerâmica, música, numismática, filatelia e fotógrafo amador
Paixão: Aveiro e fotografia numa só paixão. A primeira doação à Câmara Municipal de Aveiro: 1984/5 e última doação por testamento em 2020 [pelo seu filho António José Campos Graça]
O Testamento do seu filho António José Campos Graça ao Museu da Cidade: 20 de novembro de 2020.

II – “NATUREZA E ARTE NOVA. UM HERBÁRIO
NAS RUAS DE AVEIRO”
- 07 de maio a 07 de outubro -
Integrado no programa das Comemorações do Feriado Municipal de Aveiro, o Museu Arte Nova vai receber a exposição “Natureza e Arte Nova. Um Herbário nas Ruas de Aveiro” de 07 de maio a 07 de outubro.
A exposição, desenvolvida em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, conduziu à identificação das espécies botânicas representadas nos edifícios e descobriu-se uma vertente fascinante da corrente Arte Nova aveirense, pela diversidade e quantidade de espécies botânicas representadas e pelos seus atributos simbólicos, que permitem uma nova leitura destes edifícios.
A mostra patente no Museu Arte Nova irá permitir a exploração de elementos decorativos na arquitetura, recorrendo à utilização da pedra esculpida, do ferro forjado e dos azulejos, para transformar as fachadas dos edifícios em verdadeiros “jardins verticais”, onde o tema principal é a Natureza.

III – TEATRO AVEIRENSE INAUGURA EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA E VÍDEO
- Projeto de Bernardo Conde valoriza a diversidade em tempos difíceis; A visitar entre 07 de maio e 08 de junho -
“Falamos sempre dos Outros. Mas se calhar é preciso ouvi-los para percebermos que são Pessoas como Nós.” É assim que se apresenta no próximo dia 07 de maio, às 18h00, no Teatro Aveirense, o projeto documental “Os Outros – pessoas como nós”, realizado por Bernardo Conde. A iniciativa contempla uma exposição de fotografia, um documentário e um livro, tendo como pano de fundo a pandemia e a consequente distância criada entre pessoas e nações. Uma distância física, mas não uma distância humana.
Apresentado no Salão Nobre do Teatro Aveirense, este projeto teve por base dezenas de encontros de Bernardo Conde com pessoas que vivem ou visitaram Aveiro durante o ano de 2021, formando um imenso mosaico de personalidades distintas que celebram a singularidade e a diversidade da nossa existência. Numa altura em que a desconfiança se instalava, por medo de infeção ou desconhecimento dos perigos da doença, este projeto procurou afirmar a necessidade da solidariedade entre conhecidos e desconhecidos, mostrando que o que nos une é mais forte do que o que nos separa.
Um projeto que busca a essência de cada pessoa, na descoberta do que as move, do que sentimos que o mundo precisa, do que nos aproxima enquanto seres humanos com origens diferentes, profissões diferentes, vidas distintas, mas tão próximas do que nos faz ser... humanos.
O projeto “Os Outros - pessoas como nós” integra-se na estratégia Cultura em Tempos de (In)Certeza, criada pela Câmara Municipal de Aveiro como apoio ao setor cultural durante o período de pandemia, de que já resultaram várias obras criadas de raiz. Para esta encomenda foi escolhido o fotógrafo e documentarista Aveirense Bernardo Conde, pela sua ampla experiência de viagem, constante descoberta de novos territórios, contacto regular com outros povos e organização do evento Exodus Aveiro Fest, que todos os anos leva a Aveiro figuras de referência mundial nas áreas da fotografia e do vídeo de viagem.
A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até 08 de junho, de segunda-feira a sábado, entre as 14h00 e as 18h00, no Salão Nobre do Teatro Aveirense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário