sexta-feira, 6 de maio de 2022

Explosão de prédio em Madrid provocou dois mortos e 18 feridos

 Duas pessoas morreram e 18 ficaram feridas, entre as quais uma em estado grave, na sequência de uma explosão ao início da tarde desta sexta-feira no centro de Madrid. O edifício ficou praticamente destruído. Desconhecem-se para já as causas oficiais do incidente, mas os bombeiros apontam como provável uma fuga de gás.
O jornal El País deu inicialmente conta de, pelo menos, seis feridos ligeiros, mas o autarca de Madrid, Jose L. Martínez-Almeida, fez um novo balanço na visita que fez ao local, dando conta de um total de 17 feridos, dos quais quatro foram transportados para o hospital, um deles em estado grave.
Posteriormente, este número voltou a ser atualizado. O Samur indica que prestou assistência a 18 feridos, dos quais dez já tiveram alta, quatro foram transportados para o hospital, um deles em estado grave.
“Todos os feridos são ligeiros, à exceção de um, que se encontra em estado grave e que sofreu vários politraumatismos”, referem os serviços de emergência.
Os dois trabalhadores, que aquando da explosão estavam a trabalhar no 3º piso do prédio, e que foram dados como desaparecidos, foram entretanto encontrados e declarado o óbito no local. “A explosão foi tão violenta que terão morrido de imediato“, confirmou o autarca de Madrid, citado pelo El País.
Uma das vítimas é de nacionalidade hondurenha e a outra espanhol. Tinham 27 e 21 anos e estavam a trabalhar a cerca de um mês na reconstrução do edifício, que explodiu esta sexta-feira.
.@policiademadrid con su Unidad de #drones está colaborando con @BomberosMad para conocer el estado del edificio desde el aire. #Explosión #BarrioSalamanca
— Emergencias Madrid (@EmergenciasMad) May 6, 2022
A explosão no prédio de quatro andares, que estava a ser remodelado, ocorreu ao início da tarde desta sexta-feira na rua General Pardiñas, no bairro de Salamanca na capital espanhola. As causas da explosão são ainda desconhecidas, mas admite-se a possibilidade de uma fuga de gás.
“O edifício ficou muito afetado, mas para já desconhecem-se as causas da explosão”, indicou o porta-voz dos Bombeiros de Madrid ao El País.
Com recurso a um drone, a Polícia Municipal partilhou nas redes sociais um vídeo que mostram a dimensão dos danos no prédio
Imágenes tras la #Explosión en un edificio de General Pardiñas con Ayala. @BomberosMad @SAMUR_PC @policiademadrid
— Emergencias Madrid (@EmergenciasMad) May 6, 2022
Para o local foram mobilizados vários meios dos bombeiros, do Samur (equivalente ao INEM em Portugal), da Proteção Civil e da Polícia Municipal.
Explosión de gas en el barrio de Salamanca. Bomberos en el lugar. pic.twitter.com/dpRLN8OD8S
— Óscar (@BomberoForestaI) May 6, 2022
Nas redes sociais foram partilhados vários vídeos onde é possível ver os efeitos da explosão quer no prédio, quer na rua, quer nos veículos que estavam estacionados na rua.
Una explosión de gas en un ático en el barrio de Salamanca (Madrid) provoca importantes daños en el edificio y en coches aparcados https://t.co/8kRklt1E7S pic.twitter.com/nQK0hsslhx
— Europa Press (@europapress) May 6, 2022
Foi criado um perímetro de segurança e as autoridades pedem aos cidadãos para que evitem o local.
De referir que próximo do prédio situa-se um colégio que, por precaução, foi evacuado. O El País cita o testemunho de uma menina de 11 anos que conta que estava na sala de aula quando ouviu “uma explosão”.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário