sexta-feira, 6 de maio de 2022

Peregrinos pernoitam em Proença-a-Nova


Cinco grupos de peregrinos escolheram Proença-a-Nova como primeiro destino para pernoitar na primeira etapa de uma série de pelo menos quatro dias na estrada. Com o mesmo destino em mente, o Santuário de Fátima, grande percentagem dos peregrinos partem desde Castelo Branco, percorrendo diferentes caminhos, mas passando sempre, ora pela vila de Proença-a-Nova, ora pela aldeia de Sobreira Formosa.

Os cinco grupos irão estar, de forma separada, a pernoitar, de dia 9 para 10 de maio, nos Bungalows, da Aldeia Ruiva, no antigo Instituto S. Tiago, de Sobreira Formosa, e ainda no Pavilhão Municipal, em Proença-a-Nova. Entre eles vão estar, por exemplo a Associação de Peregrinos de Maria de Castelo Branco. Hugo Franco, um dos responsáveis pela dinamização do grupo, aponta à capacidade “do Município de Proença-a-Nova em alojar tantas pessoas ao mesmo tempo, com tão boas condições. É algo que não se encontra nas proximidades”. Hugo Franco continua e afirma mesmo que “a possibilidade de os peregrinos terem um banho à sua espera ao fim de mais de 50 quilómetros percorridos, pode saber até melhor do que uma refeição (…) nem hesitámos quando vimos o espaço”.

Cristina Valente, uma das responsáveis pelo grupo de Peregrinos Xendros e Amigos, afirma mesmo que a passagem pelo concelho de Proença-a-Nova “é quase obrigatória”, seja qual for a rota escolhida. Hugo Franco aponta ainda à proximidade com o concelho de Castelo Branco como uma das principais vantagens para se passar por Proença-a-Nova, acrescentando que, ainda que com uma passagem breve, estes grupos acabam por “trazer vantagens para o desenvolvimento da economia local”.

Até ao dia 13 de maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima, centenas de peregrinos vão circular pelas estradas, sendo recomendado aos condutores, terem cuidados redobrados na circulação, para maior segurança quer dos peregrinos, quer dos próprios condutores e passageiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário