sexta-feira, 6 de maio de 2022

Marinha Grande | ALUNAS DA ESCOLA CALAZANS DUARTE REPRESENTAM PORTUGAL EM FEIRA INTERNACIONAL DE CIÊNCIA

 

O Município da Marinha Grande felicita e elogia as alunas Mariana Da Silva Simões e Matilde Lagoa Tarenta, do 12º ano de escolaridade da Escola Secundária Engº Acácio Calazans Duarte, da Marinha Grande, por irem representar Portugal na Feira Regeneron ISEF 2022, em Atlanta (EUA), considerada a maior Feira de Ciência e Engenharia do mundo, que decorre de 7 e 13 de maio.

As alunas vão competir com concorrentes de outros 83 países e foram apuradas para a Feira Regeneron ISEF 2022, na sequência de terem vencido o 2º Prémio do 29º Concurso Nacional Jovens Cientistas 2021, realizado pela Fundação da Juventude

Na véspera da partida das alunas para os Estados Unidos, e na presença do diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, Cesário Silva, a vereadora da educação, Ana Alves Monteiro, entregou simbolicamente a bandeira do Município, parabenizando as alunas pela honrosa participação neste certame mundial e reconhecendo o valor do projeto que defenderam e que lhes valeu a distinção no Concurso Nacional de Jovens Cientistas.

O projeto, intitulado “Biorremediação ex situ de água proveniente da Lagoa da Ervedeira: Utilização de Chlorella vulgaris”, incide numa nova forma de eliminar a poluição agrícola de massas de água doce, através da microalga, Chlorella vulgaris, tendo sido escolhida a Lagoa da Ervedeira. Este projeto abre um novo caminho na limpeza de água doce pelo mundo fora protegendo a nossa biosfera e possibilitando levar água potável para localidades que sofram de escassez aquática.

Este projeto foi realizado em parceria com a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro e o Instituto Politécnico de Leiria. O projeto foi publicado na revista Captar, da Universidade de Aveiro, em https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/25461, sendo o único a representar Portugal no evento supracitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário