sexta-feira, 6 de maio de 2022

CLUBE PORTUGUÊS DE AUTOMÓVEIS ANTIGOS PROMOVE PASSEIO FORD AO VALE DO PAIVA. Com paragem no Largo do Conde


“Gaia Eco Rally “ passa pelo território paivense

O regresso em 2021 dos eventos da Secção FORD do Clube Português dos Automóveis Antigos foi mais um objectivo cumprido, passando assim a fazerem parte do calendário de eventos desta importante colectividade e, neste contexto, vai para a estrada no dia de amanhã, dia 7, o 45ª Passeio FORD.

Este ano, a organização elegeu a zona de Arouca para a “corrida” à Posta Arouquesa, mas contemplando uma passagem durante a manhã por Castelo de Paiva, onde está prevista uma breve paragem das viaturas clássicas.
A concentração terá lugar no Parque da Lavandeira em V. N. Gaia, onde os participantes terão disponível pequeno almoço, partindo de seguida, em direcção a Castelo de Paiva, onde está prevista uma pausa e a Câmara Municipal promove uma recepção aos participantes com “ Verde de Honra “ no espaço do Largo do Conde.
Com as energias repostas, a comitiva FORD segue para Arouca, onde tem almoço tradicional na Quinta D’Alem da Ponte. O trajecto escolhido para este passeio privilegia a EN222 até Castelo de Paiva, e a EN224 até Arouca, podendo os participantes desfrutar de excelentes estradas com bonitas paisagens, para assim usufruir da condução do seu clássico. O regresso será livre, todavia a organização sugere que seja pela EN108 junto ao Rio Douro, podendo assim continuar com um passeio agradável até casa.

Entretanto, também amanhã, através da organização do Road 21: Portugal Classic Association, vai para a estrada o “Gaia Eco Rally”, integrado no Campeonato de Portugal de Novas Energias, a qual se regerá pelo Código Desportivo Internacional (CDI), pelas prescrições gerais de Automobilismo e Karting.

A prova, que será disputada em duas etapas ( dias 7 e 8 de Maio ) terá um percurso descrito por Road Book e nele podem onde estão localizados os Sectores Selectivos que vão ser disputados em regularidade, sendo o “Gaia Eco Rally” é uma competição reservada a viaturas eléctricas de série, e será disputada na variante de regularidade, apresentando um percurso total de competição de 245,69 Km, com 2 secções e um total de 92,35 km de sectores selectivos, sendo que, no território paivense estão previstas duas “super especiais” no Sábado à tarde, SS3 no Gilde-Pejão, às 16,05 horas e SS4 na Cruz das Eiras – Ponte do Arda, às 16h40 .

Este campeonato nacional, que conta com seis provas que vão ser disputadas entre os meses de Maio e Novembro, na modalidade de regularidade e com veículos totalmente eléctricos, tem o patrocínio global da PRIO, que dá o “naming” ao evento, sendo que, cada uma das seis etapas terá o apoio na organização de diferentes clubes associados da FPAK, sendo o CCP o promotor da prova e a UVE uma forte parceira. O Gaia Eco Rally é a única prova do Campeonato Nacional que decorrerá na região norte do país

Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário