sábado, 25 de junho de 2022

AgitÁgueda continua a surpreender com uma programação ambiciosa

 O tão-aguardado evento que marca o calendário dos festivais de verão traz a Águeda grandes nomes da música nacional e internacional e muitas iniciativas de cariz cultural e desportiva

Está quase a começar o AgitÁgueda 2022 (de 2 a 24 de julho), com uma programação ambiciosa, que traz grandes nomes da música nacional e internacional, dirigido a vários tipos de públicos, para além de todo um conjunto de animação de rua (como o Carnaval Fora d’Horas, o Color Day, o Mad Parade, Videomapping), a Feira de Artesanato, as Estátuas Vivas, a arte urbana, sem esquecer as atividades desportivas e lúdicas, bem como a instalação dos guarda-chuvas coloridos, a imagem de marca de Águeda. Uma das grandes novidades este ano é a colocação de uma piscina fluvial.

“A irreverência e a capacidade de surpreender está no ADN deste festival que nos orgulha a todos”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, durante a apresentação do evento, ontem, no Centro de Artes de Águeda. Lembrando os números do impacto económico – que aponta para um retorno de mais de 8 milhões de euros –, o Edil declara que “o saldo é francamente positivo”, a que acresce “o papel que o AgitÁgueda tem na transformação da imagem da cidade, reconhecida internacionalmente e profusamente copiada em todo o mundo”.

Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, apresentou, juntamente com Jorge Almeida, Marlene Gaio e Vasco Oliveira, a programação intensa prevista para os 23 dias de festival aos muitos jornalistas de vários órgãos de comunicação social locais, regionais e nacionais presentes, salientando a variedade de eventos e atividades que espera atrair mais de 200 mil visitantes.

“Para nós, este é o melhor evento do mundo; para a região é, sem dúvida, um grande evento, que não só promove Águeda, mas toda a região e o país”, disse, sublinhando que as fotos das ruas de Águeda (que são por estes dias os locais mais “instagramáveis”), “correm o mundo e quando se fala de Águeda, está a falar-se da região de Aveiro e de Portugal”.

Celebra-se, em 2022, dez anos de criação da instalação urbana dos guarda-chuvas. Para além da Rua Luís da Camões, apontada por diversos organismos e media internacionais de referência como “uma das ruas mais bonitas do mundo”, são várias as ruas, tanto na parte “alta” como “baixa” da cidade, que recebem estas instalações, que incluem outras formas artísticas de decoração dos “céus” da cidade.

Na área musical, a par dos grandes nomes nacionais e internacionais (como Pedro Abrunhosa, Rui Veloso, Guano Apes e Alphaville), o AgitÁgueda aposta na promoção de bandas emergentes que têm “aqui um palco para atuar e se afirmar no panorama musical nacional”, apresentando um cartaz que promete “grandes espetáculos e aquecer ainda mais as noites de verão”.

Edson Santos lembrou ainda a aposta contínua do Município na arte urbana, que poderá ser apreciada em qualquer momento utilizando a APP do roteiro (http://agitaguedaurbanart.com), na instalação dos guarda-chuvas coloridos (que se manterão até setembro), a promoção do artesanato e do comércio tradicional e ainda as Jornadas de Turismo (dias 15 e 16), durante as quais vai ser atribuído o Chapéu de Ouro do Município.

Uma das novidades este ano é a piscina fluvial, que vai estar disponível nos meses de julho e agosto, sendo esta uma das iniciativas relacionadas com a fruição do rio, a que se junta a disponibilização de diversos equipamentos, como gaivotas e canoas, entre outros.

De referir que o AgitÁgueda é um evento inclusivo, promovendo a facilidade de acesso para as pessoas com mobilidade reduzida e mantendo, à imagem do que tem acontecido nos últimos anos, a tradução de alguns concertos em Língua Gestual Portuguesa.

Toda a programação do festival (que se envia em anexo) inicia a 1 de julho, com a Silent Party, terminado no dia 24 com o espetáculo dos Insert Coin. Pelo meio, são 23 dias de muita diversão, arte e cultura (nas suas mais diversas expressões), bodypainting, animação de rua, desporto, turismo, artesanato e gastronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário