sábado, 25 de junho de 2022

Torres Vedras | FEIRA DE SÃO PEDRO REGRESSOU COM UMA EDIÇÃO MARCADA PELA INOVAÇÃO

 

A Feira de São Pedro 2022 abriu portas ontem, 23 de junho, no Parque Regional de Exposições de Torres Vedras. O ato inaugural contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, iniciou a sua intervenção referindo que a Feira de São Pedro “destaca-se pela sua forte componente agroindustrial, não fosse a região Oeste líder nacional na produção hortícola, frutícola e vitícola”. Neste âmbito, Laura Rodrigues nomeou algumas das iniciativas que terão lugar nesta edição, como o espaço “Vinho nas Linhas”, onde se pode degustar e adquirir vinhos de produtores de Torres Vedras e da restante região vitivinícola de Lisboa; e o IV Fórum Agricultura 4.0, que proporcionará um debate sobre as políticas e prioridades da transição digital e as soluções tecnológicas para uma agricultura cada vez mais inteligente.

O secretário de Estado da Agricultura apontou a Feira de São Pedro como mais um sinal da vitalidade do setor agroindustrial, referindo que “aqui se pode verificar o progresso da nossa agricultura nos últimos anos”. Rui Martinho sublinhou a relevância do certame, que é “a maior montra agroindustrial e comercial da região Oeste”, destacando que reúne mais de 200 mil pessoas num espaço de recreação, comércio, indústria e atividades socioculturais.

A começar o ato inaugural, o presidente do Conselho de Administração da Promotorres, Rui Penetra, sublinhou a componente de inovação associada a esta edição, que “terá pela primeira vez três grandes concertos com artistas conhecidos do grande público: Carolina Deslandes, GNR e David Carreira”. Uma oferta que dá resposta às aspirações dos visitantes, “atraindo desta forma novos públicos e criando mais oportunidades de negócio”, rematou.

A cerimónia de inauguração teve lugar junto à exposição do Orçamento Participativo de Torres Vedras, que passa em revista os projetos vencedores das cinco primeiras edições, para os quais foram direcionados 1.289.298 euros.

Feira de São Pedro decorre até dia 3 de julho, no Parque Regional de Exposições de Torres Vedras. Com uma área de exposição de cerca de quatro hectares, o certame conta com agentes económicos de toda a região Oeste, repartidos por dois pavilhões, espaços de comércio, artesanato e tradicionais, tasquinhas, restauração, zona de animação noturna e divertimentos.

Na edição de 2022, a Feira de São Pedro é novamente um Eco Evento, distinção atribuída pela Valorsul que incentiva à redução do impacto ambiental resultante do evento e promove a gestão adequada de resíduos. Associada à quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem existe uma contrapartida financeira a atribuir a uma instituição do Concelho. Este ano a instituição designada foi o CAT-Renascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário