quinta-feira, 30 de junho de 2022

Caldas da Rainha | “Casa das Conchas” inaugura sábado, 2 de julho, às 15h00. 800 Espécies de conchas da Lagoa de Óbidos e do mundo em exposição

“Consegue ouvir? A Aberta da Lagoa está fechada!”
O som do búzio, hoje em dia puramente evocativo, já foi em tempos um sinal de apelo, avisando a população de que era preciso ir abrir o canal que liga a Lagoa ao mar.
 
A incrível história da Lagoa de Óbidos e da Foz do Arelho constrói-se a partir das experiências e histórias das populações, mas também da enorme biodiversidade do seu ecossistema. E há um elemento que se repete: a concha!
 
Surge assim a “Casa das Conchas – espaço de malacologia da Foz do Arelho”, com cerca de 800 espécies em exposição. São igualmente contadas muitas histórias e curiosidades relacionadas com as conchas que surgiram ao longo do tempo.
 
Pequenas ou grandes, lisas ou cobertas de sulcos, decorativas ou com o interesse comercial, as conchas desempenham um papel central na história da Foz do Arelho e da Lagoa de Óbidos e também no nosso dia-a-dia.
Nesta fascinante viagem explora-se a nossa Lagoa, visitamos zonas costeiras, mergulhamos nas profundezas do mar e damos a volta ao mundo para conhecer espécies únicas!
 
A “Casa das Conchas” está situada na Avenida do Mar, nas antigas instalações do Posto de Socorros Visconde de Moraes.
 
Este projeto foi desenvolvido pelo Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania das Caldas da Rainha, em parceria com a Mar d’Água – Associação para a Lagoa de Óbidos, e conta com o apoio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e da Junta de Freguesia da Foz do Arelho. Acrescentar aos atuais polos de divulgação da Lagoa um equipamento que abordasse a fauna malacológica da Lagoa de Óbidos, de Portugal e de muitos outros países do resto do mundo é o objetivo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário