quinta-feira, 30 de junho de 2022

Japão atravessa a pior vaga de calor em junho desde 1875

As altas temperaturas obrigaram à assistência hospital de centenas de pessoas.
O país atravessa uma vaga de calor inédita para o mês, quebrando assim um recorde de temperatura com quase 150 anos. Não se prevê que as temperaturas baixem nos próximos dias e centenas de pessoas já foram transportadas para o hospital.
Ontem registaram-se mais de 35 graus Célsius na capital, Tóquio, depois de vários dias em que os termómetros marcaram insistentemente 35 graus Célsius. Os próximos dias não serão mais frescos, prevendo-se que a temperatura se mantenha próxima deste valor.
Durante o passado fim de semana mais de 250 pessoas foram levadas para o hospital em Tóquio devido ao calor, segundo reporta o jornal japonês Mainichi.
Uma grande fatia da população local tem vindo a pedir ao governo japonês que repense a obrigatoriedade do uso de máscara no exterior. Esta medida é agora vista como prejudicial, uma vez que usar máscara com estas temperaturas aumenta as probabilidades de insolação, relatam os cidadãos.
Segundo a agência Reuters, o ministro da Saúde japonês já reagiu ao pedido dos locais anunciando que “estamos a dizer às pessoas que quando estão lá fora, podem adotar uma distância suficiente e quando não estão a falar, podem tirar as máscaras”
A vaga de calor surge menos de duas semanas antes de uma eleição nacional em que os preços, incluindo o custo da eletricidade, estão entre as questões-chave escolhidas pelos eleitores nas sondagens, que mostram que o índice de aprovação do governo sofreu uma queda, com os políticos, incluindo o governador de Tóquio, a insistirem em cortes nos preços da eletricidade.
Este elevado valor da eletricidade e a insistência do governo para que os cidadãos poupem energia tem levado a que muitas pessoas desliguem o ar condicionado em casa, o que pode influenciar negativamente o número de reações adversas às altas temperaturas.
O ministro da Indústria, Koichi Hagiuda, advertiu a população: “Aparentemente há algumas pessoas idosas que desligam os seus aparelhos de ar condicionado porque estamos a pedir às pessoas que poupem energia, mas por favor, está calor, não hesitem em ligar esses aparelhos”.
Em condições normais esta deveria ser uma época de chuvas no Japão mas segundo a Agência de Meteorologia do Japão, em algumas regiões do país o período chuvoso já terminou. É o término mais precoce desta época de chuvas desde 1951, 22 dias antes do habitual.

SIC Notícias
Imagem: Época Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário