quinta-feira, 30 de junho de 2022

Novo aeroporto: Governo surpreende e avança com solução Montijo e Alcochete

A solução prevê ainda que o Aeroporto Humberto Delgado seja encerrado.

O Governo decidiu avançar com uma nova solução aeroportuária para Lisboa, que passa por avançar com a opção Montijo, para estar em atividade dentro de quatro anos, e Alcochete. Quando este último estiver operacional, o Executivo prevê fechar o aeroporto Humberto Delgado.
Segundo o Ministério das Infraestruturas, o plano passa por acelerar a construção do aeroporto do Montijo, uma solução para responder ao aumento da procura em Lisboa, complementar ao aeroporto Humberto Delgado, até à concretização do aeroporto em Alcochete, que aponta para 2035.
Num primeiro momento, o Executivo decidiu não adjudicar a avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto de Lisboa ao consórcio COBA/Ineco, e entregar ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) essa avaliação.
A SIC sabe que ainda esta quarta-feira vai ser publicado o despacho do Ministério das Infraestruturas.

PSD NÃO FOI INFORMADO
O presidente eleito do PSD, Luís Montenegro, “não foi informado de nada” sobre os planos do Governo para o novo aeroporto, garantiu à Lusa fonte próxima do antigo líder parlamentar.
Recorde-se que, na semana passada no Parlamento, o primeiro-ministro, António Costa, reiterou que aguardava a decisão do presidente eleito do PSD, Luís Montenegro, sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa porque é preciso “consenso nacional suficiente” para que a decisão tomada seja “final e irreversível”.
Eu aguardo serenamente que a nova liderança do PSD diga qual é a sua posição: se é a posição de exigir a avaliação ambiental estratégica, se é a de retomar a decisão do Governo do doutor Pedro Passos Coelho, se é uma outra nova decisão de forma a que haja o consenso nacional suficiente”, respondeu António Costa à bancada comunista, no debate sobre política geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário