quarta-feira, 1 de junho de 2022

Ecocentro Municipal inaugurado este sábado


Está concluído e será inaugurado no próximo sábado, dia 04 de junho, o novo Ecocentro Municipal, como mais um importante contributo para continuarmos a crescer na qualidade da gestão ambiental do Município de Aveiro. O momento contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves.

Localizado na Área de Atividades Económicas Aveiro Norte – Zona Industrial de Taboeira, junto aos Serviços Urbanos da Câmara, o novo Ecocentro é um investimento da CMA de cerca de 750.000€ e que foi executado pela empresa Arouconstrói, Engenharia e Construções, S.A..

Deste valor, cerca de 220.000€ correspondem a trabalhos de remoção de lixo, de um antigo aterro, ali localizado. O início da obra de construção do novo Ecocentro teve de ser replaneado, sendo que para além da remoção dos inertes foram necessários novos trabalhos de terraplanagem, para permitir o bom desenvolvimento da empreitada.

O novo Ecocentro Municipal será gerido em regime de prestação de serviços pela empresa Veolia Portugal, S.A., tem capacidade para receber mais de 650 toneladas por ano de resíduos urbanos.

O Ecocentro destina-se a uso exclusivo de utilizadores domésticos residentes no Município de Aveiro ou de utilizadores não-domésticos sedeados no Município de Aveiro, desde que produzam menos de 1.100 litros de resíduos por dia, incluindo frações recolhidas de forma seletiva e indiferenciada.

Que materiais posso depositar?

São praticamente todo o tipo de materiais, aqueles que os Cidadãos podem depositar no novo Ecocentro. Desde o tradicional papel e cartão, embalagens de plástico ou metal e vidro, até aos materiais menos comuns.

Entre os vários tipos de resíduos que aqui podem ser depositados, destaque para os mais conhecidos, como os verdes, a madeira, o entulho e os óleos minerais ou alimentares usados. No Ecocentro também será possível deixar equipamentos eletrónicos, pneus ou têxteis e ainda produtos mais perigosos para o Meio Ambiente e para a saúde, como são disso exemplo as tintas, os vernizes e diluentes, os solventes, os produtos de limpeza e os produtos hospitalares de autocuidados.

O Ecocentro Municipal estará assim ao dispor de todos e servirá para acolher, separadamente, materiais diversos, que serão posteriormente encaminhados para empresas de valorização e tratamento de Resíduos Sólidos e Urbanos, tendo em vista a sua reciclagem.

Está é uma obra que vem dar um relevante contributo ao nível da qualidade ambiental do Município, nomeadamente pelo contínuo crescimento da qualidade da gestão dos resíduos urbanos, especificamente no que respeita à recolha seletiva e à reciclagem, com a fundamental participação dos Cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário