quarta-feira, 1 de junho de 2022

HOMENAGEM PÓSTUMA AO DR. ANTÓNIO GARÇÃO EM SOUSEL

Decorreu no passado dia 21 de Maio, em Sousel, uma homenagem póstuma ao Dr. António Garção, médico que exerceu a sua profissão na freguesia de Cano, e também crítico literário e escritor, vertentes que agora a Câmara Municipal de Sousel quis destacar. 

Na sessão evocativa, o presidente do Conselho de Administração da ULNA,EPE, Dr. Joaquim Araújo, usou da palavra, conforme reproduzimos. 

Sr Presidente da Câmara Municipal de Sousel 

Caros familiares do Dr. António Garção 

Minhas Senhoras e Meus Senhores 

Quero começar por agradecer o convite que me foi formulado pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sousel para me associar, em nome da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, a esta justa homenagem póstuma ao Dr. António Garção. 

Figura ímpar no mundo da saúde do distrito de Portalegre, soube interpretar com superior inteligência e nobre dedicação a causa que abraçou junto da comunidade da freguesia de Cano e de Sousel. 

Entre outros, deu dois exemplos que permanecem tão actuais. 

O primeiro, o serviço de saúde de proximidade que hoje é tão requerido e apontado como o caminho a percorrer na Saúde. Proximidade é estar com as pessoas, os utentes, as suas circunstâncias, as suas vivências, ser o verdadeiro médico das famílias, proporcionando mais Saúde e mais qualidade de Vida. 

O segundo exemplo que o Dr. António Garção nos legou, foi o de vir para junto das suas gentes, radicando-se por aqui, optando pelo Interior do País onde nasceu (como sabem, nasceu no concelho vizinho de Avis) e exerceu a sua profissão, com superior mestria. Hoje, os responsáveis da Saúde em Portugal tudo fazem para formular vários incentivos económicos e sociais para atrair médicos para o Interior do País. Ora, o Dr. António Garção deixa também esse exemplo de grande profissional e de grande homem. 

Homem que teve outras facetas, em particular aquela que hoje a Câmara Municipal de Sousel quer enaltecer, a de escritor e crítico literário. 

Nesta área, permitam-me realçar um livro que o Dr. António Garção escreveu, por altura do IV Centenário da Cidade de Portalegre, sobre o Dr. José Maria Grande – médico, professor de Botânica e Agricultura, político, que deu nome ao Hospital distrital, hoje sede da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano. 

Respigo, na página 7, uma frase que o Dr. António Garção escreveu nesse livro e que se enquadra com perfeição neste acto e neste momento: 

E a História é a grande mestra da Vida! Para construirmos o futuro devemo-nos inspirar no passado. Eu não creio que a história seja a única mestra da Vida. Mas sou dos que acreditam que é erro pensar sem a história ou contra a história, principalmente quando se trata de ir estudar os problemas humanos! É no exemplo e na lição dos nossos antepassados que nós encontramos os estímulos morais indispensáveis ao nosso trabalho em prol dessa Pátria pequenina- que é a terra em que nascemos. E a terra em que se nasce é nossa mãe também!" 

Depois desta citação da autoria do Dr. António Garção, mais nada acrescento, só um obrigado ao médico e escritor. 

Joaquim Araújo 

ULSNA



Nenhum comentário:

Postar um comentário