sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Celorico da Beira | XIV Festival do Borrego + Congresso Internacional

 
Celorico da Beira vai receber, de 13 a 15 de outubro, o Congresso Internacional de Animação Sociocultural, Educação, Cidadania, Participação, Turismo e Desenvolvimento Comunitário, promovido pela Associação para a Promoção e Divulgação Cultural (Intervenção), com o apoio da Câmara Municipal de Celorico da Beira.
A iniciativa vai contar com as presenças do sr. Professor Doutor Arlindo Cunha (ex-Ministro da Agricultura e Professor Universitário), e da sra. Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Professora Doutora Isabel Ferreira, responsáveis pelas conferências de abertura e encerramento, respetivamente, e, com a participação de mais de 20 conferencistas, provenientes de universidades europeias e outras instituições do ensino superior, que fomentarão o debate e a reflexão sobre as temáticas do congresso.
Durante três dias, o Centro Cultural de Celorico da Beira e o auditório da Fundação INATEL em Linhares da Beira, serão os palcos onde decorrerão diversas atividades, entre as quais, 30 conferências, 10 workshops/oficinas, grupos de trabalho, mesas redondas, espetáculos, animação, exposição e venda de livros editados pela Intervenção, com desconto de 50% etc…
O Congresso Internacional de Animação Sociocultural, Educação, Cidadania, Participação, Turismo e Desenvolvimento Comunitário é acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, pelo que, a participação no mesmo conferirá a acreditação de 35 horas de formação para Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico, Secundário e de Educação Especial.

A participação no Congresso carece de inscrição online prévia, através dos seguintes meios:

  • link: https://forms.gle/LNciSuh2sKoRTfwSA- exclusivamente para interessados que residam ou trabalhem no concelho de Celorico da Beira, aos quais a Câmara Municipal irá disponibilizar gratuitamente 100 entradas;
  • e–mail da Organização: intervencaodirecao@gmail.com – outros interessados.
  • Mais informações em: https://www.associacaointervencao.pt
Não deixe de aproveitar a oportunidade para enriquecer os seus conhecimentos em temáticas, tão pertinentes e atuais, com peritos de referência internacional, mas também, de visitar Celorico da Beira - "Capital do Queijo Serra da Estrela” e o XIV Festival do Borrego Serra da Estrela (DOP), que terá lugar de 15 a 16 de outubro, na freguesia de Carrapichana.
A não perder!
_____________________

XIV Festival do Borrego Serra da Estrela DOP| Carrapichana
Após dois anos de interregno devido à pandemia Covid-19, o Festival do Borrego regressa à freguesia de Carrapichana, nos próximos dias 15 e 16 de outubro, numa versão renovada com o propósito de evidenciar as potencialidades da utilização do borrego Serra da Estrela DOP na gastronomia tradicional local, para além de promover, valorizar e divulgar a cultura, as tradições e as qualidades singulares dos produtos locais.
Com o intuito de valorizar, potenciar e afirmar um dos produtos endógenos de excelência, mais emblemáticos da Capital do Queijo Serra da Estrela (borrego), o município de Celorico da Beira promove de 17 a 23 de outubro, a Semana Gastronómica do Borrego da Raça Bordaleira, nos restaurantes celoricenses aderentes.
O XIV Festival do Borrego Serra da Estrela DOP é organizado pelo município de Celorico da Beira, com o apoio de diversas entidades, entre as quais, a Estrelacoop e a Junta de Freguesia da Carrapichana.
O borrego é o produto rei, confecionado de diferentes maneiras pelos restaurantes e tasquinhas presentes no Festival e durante a Semana Gastronómica. Mas, o XIV Festival do Borrego Serra da Estrela DOP é acima de tudo uma festa, em que a gastronomia tradicional local está aliada à cultura e à tradição. Neste sentido, a Organização garante uma animação constante ao longo dos dois dias, com diversas atrações para todos os gostos: animação de rua, cantares tradicionais, música popular, concertinas, concerto, Dj, oficinas, livecooking com degustação, provas de vinho, Passeio BTT “Rota do Pastor”, “Caminhada Rota do Pastor”, tasquinhas, feira de artesanato e produtos da terra, leilão de borregos Serra da Estrela e o Iº Encontro de Pastores da Serra da Estrela, entre outras.
A edição de 2022 do certame encerra com jantar/petiscos nos restaurantes e tasquinhas presentes no recinto do festival e um baile tradicional abrilhantado pelo grupo Touriga.
Venha divertir-se e deliciar-se com o melhor da gastronomia celoricense. Estamos à sua espera!



Nenhum comentário:

Postar um comentário