sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Exposição “Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul” em Cantanhede

Com a intenção de comemorar o primeiro centenário da independência do Brasil, foi apresentada, por Sacadura Cabral, a ideia de fazer a Travessia Aérea do Atlântico Sul, ligando Portugal ao Brasil, repetindo, assim, pelo ar, a viagem marítima do navegador português Pedro Álvares Cabral, realizada no ano de 1500.
Assim, no dia 3 de Março de 1922, Sacadura Cabral (Piloto)  e Gago Coutinho (Navegador),  partem de Belém, Lisboa, a bordo do hidroavião monomotor, modelo Fairey, batizado de Lusitânia.
Depois de uma épica e atribulada viagem, no dia 17 de junho, a bordo do terceiro avião do mesmo modelo e agora batizado de Santa Cruz,  os aventureiros portugueses amarram na baía de Guanabara no Rio de Janeiro.
Mais uma vez, os portugueses com as suas corajosas viagens escrevem outro notável episódio da História do Atlântico Sul.
Para comemorar o 1º Centenário desta histórica Travessia Aérea do Atlântico Sul,  a Marinha e a Força Aérea Portuguesa uniram-se  e conceberam uma pedagógica exposição que, em itinerância, está a percorrer alguns locais do nosso País.
Entre 4 e 13 de Outubro, visite a exposição no Museu da Pedra do Município de Cantanhede.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário