sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Entregue às associações a segunda tranche do apoio total de 120 mil euros. Município de Cantanhede vai ajudar na formação de dirigentes desportivos

 

Na sequência de deliberação camarária datada de 20 de abril de 2022, o Município de Cantanhede entregou esta quinta-feira, 29 de setembro, a segunda tranche de apoios às associações desportivas do concelho, num valor global de 41.213,87 €. A cerimónia decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho e contou com as presenças do vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, e do vereador do Desporto, Adérito Machado.

Depois de ter elogiado o papel dos agentes desportivos e enaltecido o “extraordinário trabalho que desenvolvem na mobilização das comunidades para o exercício de atividade física regular e o papel insubstituível na formação desportiva dos jovens e na dinamização do desporto de rendimento”, o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso reforçou “a importância e centralidade do desporto enquanto polo de formação para os valores e para a cidadania”.

Este apoio às associações desportivas é o reconhecimento da Câmara Municipal à dedicação abnegada com que os dirigentes associativos enfrentam o desafio constante de dinamizarem a atividade desportiva nas suas comunidades”, justificou.

Por outro lado, o vereador do Desporto, Adérito Machado, aproveitou para alertar os dirigentes desportivos para a necessidade de uma “gestão responsável” das instituições, “com obrigações legais muito semelhantes às empresas e entidades públicas”.

Os tempos que se avizinham serão dramáticos para a autossustentabilidade das associações desportivas e só sobreviverá quem estiver bem preparado para reduzir o desperdício e revelar capacidade para captar recursos e aplica-los com eficiência”, salientou.

A primeira tranche, de 78.786,13 €, já havia sido entregue em maio passado, no âmbito do Regulamento de Apoio às Associações Desportivas (RAAD) e, na ocasião, o Município de Cantanhede, através de Divisão de Desporto, lançou um conjunto de desafios às associações desportivas, nomeadamente aumentar o número de praticantes federados e não federados; criar secções de desporto adaptado; aumentar o número de praticantes em competições nacionais e em competições internacionais; atingir os 60% do universo das secções federadas das associações desportivas de Cantanhede; reforçar a formação profissional dos treinadores; e ter 55% das instituições com mais de 100 praticantes.

Outra preocupação da autarquia passa pela capacitação das associações, daí ter estabelecido uma parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) para o desenvolvimento do Clube Top, cujos objetivos foram apresentados na sessão desta quinta-feira por Gabriel Gomes.

Trata-se de um programa que tem por finalidade o desenvolvimento de clubes desportivos mais sustentáveis, dotados de pessoas devidamente capacitadas, enraizados nas suas comunidades e capazes de responder às necessidades e expetativas dos seus associados e praticantes desportivos, sejam estes de lazer, recreação ou competição.

Entre os objetivos específicos desta parceria está a melhoria da gestão dos clubes desportivos, capacitando-os para os desafios da autossustentabilidade e conferindo-lhes maior capacidade para reduzir o desperdício, para gerar e captar recursos e para os aplicar de uma forma eficaz, eficiente e efetiva.

O Clube Top visa ainda a melhoria do programa desportivo, com atividades e instalações mais ajustadas aos seus atletas e à comunidade onde intervêm; mais adesões e maior envolvimento dos atletas, sócios e colaboradores; maior reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados e maior reconhecimento social na comunidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário