quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Os protótipos dos 10 projetos finalistas do Future City Challenge vão estar expostos em Coimbra

Vai ser possível conhecer os protótipos finalistas e o projeto vencedor será revelado no Convento de São Francisco, dia 9 de setembro

Os 10 melhores projetos da 2.ª edição do Future City Challenge, a competição que desafiou os a comunidade de Coimbra a criar projetos inovadores que tenham impacto positivo na cidade, vão estar expostos dia 9 de setembro, no Convento de São Francisco, em Coimbra, entre as 9h30h e as 17h.
A entrega dos prémios será às 16h30 e terá presente Gonçalo Quadros, Chairman da Critical Software, Gonçalo Silva, responsável pelo Fikalab, Filipe Simões, Diretor de Inovação da Critical Software, Nuno Pimenta, Diretor do Departamento de Sistemas de Informação e Inovação da Câmara Municipal de Coimbra, Professor Doutor Francisco Veiga, Vice Presidente Câmara Municipal de Coimbra, José Luís Mendonça da Silva, Chefe de Divisão dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Coimbra, Paulo Alexandre Figueiredo Gonçalves, do Instituto Politécnico de Coimbra, Dra. Helena Freitas, Coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, Professor. João Gândara, da Escola Superior Agrária de Coimbra, Dra. Mafalda Fagulha, Vogal do Executivo da União de Freguesias de Coimbra, Luís Correia, Presidente da União de Freguesias de Coimbra, Engenheiro João Vasco Ribeiro, Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coimbra, Nelson Antunes, Comandante da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Coimbra, Emílio Torrão,, Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Dr. Jorge Brito, Secretário Executivo Intermunicipal, Prof. Doutor Miguel Baptista, Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Mário Jorge Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Soure, Dr. Eduardo Nogueira Santos, Presidente da Câmara de Penela, Dr. Jorge Brandão, Vogal Executivo do Centro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Dr. Mário Velindro, Presidente ISEC, Professora Doutora Ana Bastos, dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra e Doutor Nuno Mendonça, Coordenador do UC Business.
 O grupo vencedor receberá o prémio no montante de 5.000€, oferecidos pela Critical Software, três meses de incubação no Nest Collective e um ano de acompanhamento do projeto e experimentação na Cidade de Coimbra, pelo #CoimbraCityLab do Município de Coimbra. Todos os finalistas que entregarem um protótipo funcional receberão 250€.
Nos 10 melhores protótipos estão incluídas plataformas mais focadas na área de monitorização de transportes e estacionamentos como a Bus o’clock, que localiza e partilha a localização de autocarros em tempo real, exibindo os dados em painéis digitais, a SmartFlow, que disponibiliza um mapa com informação em tempo real do estado de ocupação de lugares de estacionamento, o Where'sMySpot, que localiza lugares de estacionamento disponíveis em grandes parques, numa aplicação móvel para os utilizadores e a Compass Hotspot, que indica rotas de passagem interativas para promoção do turismo, da segurança e do ambiente.
Na área de Energia foram escolhidos o Climat(W)ize, que recomenda ações para manter a casa confortável, segura e sustentável, reduzindo as emissões de carbono, o Energy Control for Common Energy Usage ECCEU, que controla cargas elétricas distribuídas em função da disponibilidade de potência de uma instalação elétrica, a Greenify Your Streets (in a Better Way), que otimiza o consumo de água na irrigação de espaços verdes e adapta a iluminação pública à visibilidade do momento e o Contador de água ultrassónico, que mede o consumo de água de forma não-invasiva e com elevada precisão, enviando os dados para uma plataforma.
Fazem também parte dos finalistas a AgrIO, que informa os utilizadores sobre o estado de culturas agrícolas, prevendo e alertando para situações adversas e o UbiCecidit, que deteta quedas e situações de emergência em pessoas com dificuldades locomotoras, notificando o cuidador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário