quarta-feira, 6 de abril de 2016

Ciclo de Teatro Amador com espetáculos em Cantanhede, Ançã, Cadima, Casal, Murtede e Ourentã

O Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede tem no próximo fim-de-semana mais uma jornada intensa, com quatro espetáculos, dois dos quais em estreia.

No sábado, de 9 de abril, o Grupo de Teatro Novo Rumo, de Ançã, desloca-se a Cantanhede para estrear, às 21h30, “Daqui Fala o Morto”, comédia de Carlos Llopis centrada na figura de Artur Valdez, ator mundialmente conhecido pelas suas façanhas no cinema e virtuoso do violino e que desde que o tentaram matar não parece o mesmo, tem outros modos de falar, não reconhece os amigos nem a amante desvairada que chega do Brasil e que julga saber cozinhar. O mistério adensa-se com o desenrolar da ação em que intervêm ainda uma criada espirituosa e um polícia. Haverá um morto e muitos disparos, uns certeiros outros nem tanto, mas o riso, esse, é garantido, refere a produção.

A peça volta a estar em palco no domingo, 10 de abril, desta vez no Centro de Dia de Ançã, onde, às 17h30, o Grupo de Teatro Novo Rumo encerra a sua participação no ciclo de teatro perante o público da comunidade a que pertence.

No dia anterior, sábado, às 21h30, o Grupo Cénico do CSPO – Centro Social e Polivalente de Ourentã estreia “O Saco das Nozes”, de António Manuel Pires Cabral, na sede da ACDC – Associação Cultural e Desportiva do Casal. Trata-se também de uma comédia, neste caso de temática popular baseada em histórias da tradição oral e que se desenvolve em torno da questão da submissão das esposas aos maridos. A ação mostra um pouco das alterações decorrentes da evolução social que se fazem sentir numa aldeia imaginária, resultando numa história bem divertida. O saco das nozes, símbolo do matrimónio na antiguidade clássica, é a recompensa para aquele que contrariar a tendência moderna e reafirmar a tradição! O Grupo Cénico do CSPO espetáculo volta a apresentar o espetáculo no domingo, 10 de abril, às 16h30, agora em sua casa, no salão do Centro Social e Polivalente de Ourentã.

Também no sábado, o Grupo de Teatro Renascer da Sanguinheira leva “Rir é o Melhor Remédio” ao salão da Junta de Freguesia de Cadima, para uma representação que tem início às 21h30. Da autoria de uma equipa de elementos do grupo cénico, a comédia retrata diversas situações da sociedade atual numa perspetiva crítica, explorando a sua dimensão humorística e contando com vários momentos musicais que, em articulação com os sketches, constituem um receituário sem contraindicações e muitos momentos hilariantes.

Igualmente no domingo, às 16h30 horas, o Grupo de Teatro da Associação do Grupo Musical das Franciscas apresenta-se no salão da Junta de Freguesia de Murtede com duas comédias: Por causa de um Sobretudo, de Aníbal Nobre, é um jogo de equívocos a partir da troca de um sobretudo que gera um conflito insanável entre um saloio e um caloteiro; A Freira Desastrada e os Pastéis de Belém é uma história sobre os dotes surpreendentes de uma freira preguiçosa e dorminhoca que, estando de castigo, consegue surpreender admiravelmente a Madre Superiora com a invenção da receita dos pastéis de Belém.

O Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede é, recorde-se, uma ação que a Câmara Municipal tem vindo a promover desde há 18 anos consecutivos, com a participação dos grupos cénicos com tradição nesta área. Na edição deste ano estão envolvidas mais de 300 pessoas, a maioria como atores, mas também muitas outras nas diversas tarefas inerentes á produção, montagem e encenação dos espetáculos.

Para a autarquia cantanhedense, o intercâmbio entre os grupos cénicos participantes, e os resultados obtidos, quer ao nível do desenvolvimento artístico e técnico das suas produções teatrais, quer no que diz respeito à formação de novos públicos, justifica a atribuição de um subsídio para as despesas inerentes à preparação, montagem e representação das peças e ainda o significativo apoio no que diz respeito à logística e divulgação.

 
fonte: GIRP | 6 abril 2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário