sexta-feira, 8 de abril de 2016

Hora de Fecho: Costa impôs código de conduta para declarações

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
JOÃO SOARES 
João Soares pisou o risco de manhã, com uma linguagem desabrida no Facebook. Costa lembrou-lhe o código de conduta à noite e o ministro da Cultura decidiu sair hoje pelo próprio pé.
ATENTADOS DE BRUXELAS 
Mohammed Abrini, envolvido nos ataques de0 Bruxelas e de Paris, foi detido pelas autoridades. Pode ser o "homem do chapéu". O segundo homem identificado nos ataques do metro belga também foi apanhado.
JOÃO SOARES 
João Soares pede demissão de ministro da Cultura depois do caso das bofetadas. "Demito-me também por razões que têm a ver com o meu respeito pelos valores da liberdade", disse.
POLÍTICA 
António Costa aceitou o pedido de demissão de João Soares, agradeceu o serviço prestado e diz que avançará nos próximos dias com o nome do seu substitut. A decisão, garante, foi exclusiva do ministro.
GOVERNO 
Vasco Pulido Valente e Augusto M. Seabra, os cronistas do Público ameaçados com "um par de bofetadas" pelo ministro da Cultura, reagiram à saída: "Não foi uma surpresa" e foi "uma demissão saudável".
JOÃO SOARES 
O ex-líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, considerou que a ameaça de João Soares "só foi a sério porque foi a fingir" e que o único efeito pedagógico foi "atingir o próprio ameaçador".
GOVERNO 
Primeiro-ministro falou sobre o "caso das bofetadas" do seu ministro da Cultura, pediu desculpas aos colunistas visados, mas não respondeu se mantinha confiança em João Soares.
JOÃO SOARES 
PSD e CDS colam Costa a João Soares e criticam postura face à relação com a comunicação social. PS, PCP e BE negam que governo saia fragilizado porque razões da demissão "não foram políticas".
ANTÓNIO GUTERRES 
Combate deve incidir no plano ideológico e dos valores e com políticas e coesão social, defendeu o antigo primeiro-ministro.
ESTADOS UNIDOS 
As autoridades do Texas admitem que poderá haver mais vítimas e que não sabem quantas pessoas estão envolvidas no incidente, que já levou ao encerramento de escolas.
LISBOA 
O vereador das Finanças não se coíbe de dizer que estes são os melhores números dos últimos dez anos e afirma também que já toda a gente sabe que esta é uma autarquia "com contas certas".
Opinião

Maria João Avillez
Passos Coelho está isolado de uma “casta” que não presta mas lhe quer a pele. E que disfarça (mal) ambições difusas e confusas de “liderança”, que simultaneamente quer mas teme, deseja mas não assume.

Paulo Ferreira
O “espírito SCUT” está vivo e, aqui e ali, reaparece travestido de várias formas. Ele reencarnou nos manuais escolares “gratuitos” e nos mega-descontos da CP, por exemplo.

Miguel Tamen
Só quem não participou alguma vez numa aula de Chow Min, com a extraordinária experiência que isso implica, a pode reduzir às coreografias que parecem inconclusivas a olhos estranhos.

Gonçalo Dorotea Cevada
Portugal, adoptando uma postura mais restritiva em relação aos paraísos fiscais que a dos seus parceiros Europeus torna-se menos competitivo, logo, menos atractivo para qualquer investidor estrangeiro

José Manuel Fernandes
Reverter significa voltar ao ponto de partida. Isto é, regressar ao passado. É pois extraordinário fazê-lo acenando com ilusões de "futuro", uma espécie de duplopensamento orwelliano "à la geringonça"
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário