domingo, 5 de junho de 2016

Cultura: Igreja Católica distinguiu Walter Osswald com o Prémio Árvore da Vida

 Médico e especialista em Bioética considera que o galardão "dá pública forma à indissolúvel ligação entre a cultura e a Igreja"
Agência ECCLESIA/PR, Walter Osswald e D. Pio Alves de Sousa
Agência ECCLESIA/PR, Walter Osswald e D. Pio Alves de Sousa
Fátima, Santarém, 04 jun 2016 (Ecclesia) – Walter Osswald foi hoje distinguido com o Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes e manifestou “surpresa e contentamento” após receber o galardão da Igreja Católica.

"Aceito a decisão do júri embora respeitosamente me permita dela discordar porque a considero desmedida", afirmou o galardoado, acrescentando que o prémio que recebeu “dá pública forma à indissolúvel ligação entre a cultura e a Igreja”.

Para o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, que presidiu à cerimónia, Walter Osswald é “um Homem de Ciência, um Homem de fé cristã” e um médico onde “fé cristã e ciência não se estorvam mas potenciam-se”

“Serviu e serve a Vida no desenvolvimento da ciência (técnica e especulativa) com rosto humano”, sublinhou D. Pio Alves.

Sentimo-nos honrados em poder somar este Prémio aos variados reconhecimentos públicos dos méritos do Senhor Professor Walter Osswald”, acrescentou o bispo auxiliar do Porto.

Walter Friedrich Alfred Osswald nasceu a 20 de setembro de 1928, no Porto; licenciou-se em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 1951, tendo concluído o doutoramento, na mesma instituição, em 1958.

As principais áreas de estudo do mais recente galardoado com o Prémio ‘Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes são a Farmacologia, a Terapêutica (ensaios clínicos) e a Bioética que ligou a outras áreas como a Filosofia e Direito, no âmbito da qual foi o primeiro detentor da Cátedra Unesco em Portugal.

O médico e especialista em Bioética, entre outras funções, ocupou o cargo mais alto do Grupo de Trabalho sobre Proteção do Embrião e do Feto – União Europeia.

O galardão concedido pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura e o prémio no valor de 2500 euros com o patrocínio do Grupo de Comunicação Renascença foram entregues na 12.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, onde esteve em debate o tema ‘Cultura e Economia: Implicações e desafios’.

O júri do Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes foi constituído por D. João Lavrador, membro da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, e bispo de Angra; Guilherme d'Oliveira Martins, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian; padre Américo Aguiar, vice-presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Comunicação Multimédia; o padre António Vaz Pinto, diretor da revista Brotéria; e José Carlos Seabra Pereira, diretor do SNPC.

Em 2015 o prémio da Igreja Católica distinguiu a artista plástica madeirense Lourdes Castro e em edições anteriores personalidades como o jornalista Francisco Sarsfield Cabral, Roberto Carneiro, o arquiteto Nuno Teotónio Pereira, Adriano Moreira, Manoel de Oliveira, o padre Luís Archer e a Diocese de Beja.

CB/OC/PR
Fonte:Agência Ecclesia 04 de Junho de 2016

_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário