domingo, 5 de junho de 2016

Vaticano: Fundador dos Padres Marianos declarado santo pelo Papa Francisco

Religioso polaco Estanislau Papczysnki (1631-1701) tinha sido beatificado em 2007
(Lusa)
(Lusa)
Cidade do Vaticano, 05 jun 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco presidiu hoje no Vaticano à canonização do religioso polaco Estanislau Papczysnki (1631-1701), fundador da Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição da Beatíssima Virgem Maria, que tinha sido beatificado em 2007.

Santo Estanislau, fundador da primeira congregação masculina na Polónia, é recordado pela biografia oficial do Vaticano como um “mestre espiritual” e um escritor “prolífico” que convidou as pessoas a “contemplar a misericórdia de Deus”.

O superior geral da congregação, padre Andrzej Pakula, recordou o “exemplo de total dedicação a Cristo e à Igreja” do novo santo.

“Foi um profícuo escritor de livros de espiritualidade para promover a confiança à misericórdia de Deus e a santidade dos religiosos e dos leigos”, recorda.

Santo Estanislau Papczysnki tornou-se famoso em Varsóvia como professor de retórica e professore de espiritualidade, contando-se entre os seus penitentes o então núncio apostólico na Polónia, Antonio Pignatelli, futuro Papa Inocêncio XII.

A Congregação dos Marianos foi implantada em Portugal em 1754; uma delegação portuguesa acompanha a celebração no Vaticano.

O milagre atribuído à intercessão do novo santo refere-se à cura de uma jovem polaca, de 20 anos, a quem os médicos já tinham desligado as máquinas que mantinham a sua respiração.

Estanislau Papczynski faleceu no dia 17 de setembro de 1701 em Góra Kalwaria, perto de Varsóvia, tendo sido beatificado a 16 de setembro de 2007 no santuário mariano de Lichen, no norte da Polónia, numa cerimónia presidida pelo cardeal Tarcisio Bertone, então secretário de Estado do Vaticano.

A canonização, ato reservado ao Papa desde o século XIII, é a confirmação, por parte da Igreja Católica, que um fiel católico é digno de culto público universal (os beatos têm culto local) e de ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

OC
Agência Ecclesia
_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário