Com um areal muito extenso, com quase cerca de 5 km, a Praia de Mira é muito procurada pela comunidade veraneante, surfista e claro, por amantes de desportos do mar que a procuram pelas condições que apresenta ao longo do ano.
A Praia de Mira tornou-se oficialmente neste ano de 2016 a única zona balnear marítima do mundo a receber durante 30 anos consecutivos a Bandeira Azul, galardão que distingue a qualidade das praias. Esta praia conquistou a primeira Bandeira Azul em 1987, ano em que foi criado o galardão ambiental da Fundação para a Educação Ambiental e, na passada  sexta feira, voltou a hastear a Bandeira Azul pelo 30.º ano consecutivo.
Em 2015 foi feita a aposta na cobertura Wi-Fi em todo o areal da frente urbana da Praia de Mira, tendo sido a primeira praia no país a ter este serviço disponível e gratuito para todos os que a frequentam, com a particularidade da cobertura de rede se estender desde a avenida marginal até à linha de água.
Em parceria com a Universidade de Coimbra e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Município de Mira associou-se ainda à iniciativa de instalação de um medidor de Uv,sque indica, em tempo real, o grau de radiação UV naquele local, de forma a que os veraneantes possam tomar as precauções adequadas antes de descer ao areal. Esta iniciativa contemplou as duas praias de Bandeira Azul do Concelho: Praia de Mira e Praia do Poço da Cruz.
Por outro lado, e por ocasião do hasteamento da 30 ª Bandeira Azul, foi instalada uma“beach-cam” que permite ver, também em tempo real, o estado do mar e o tempo na praia, bastando para o efeito aceder ao seguinte “link” :http://beachcam.meo.pt/pt/livecams/praia-de-mira/
Por ultimo, e já com diversos meses de funcionamento, o Município de Mira lançou a aplicação para dispositivos móveis, designada App Município de Mira, disponível para os sistemas operativos Android, IOS e Micosoft, na qual se reúne toda a informação institucional e de interesse turístico. Esta aplicação serve de guia turístico do Município, com informação actualizada e dinâmica. De destacar na aplicação a integração com os seis Percursos Pedestres do Município, que podem ser realizados com acompanhamento e registo GPS, através da App Município de Mira, e que pode ser descarregada em qualquer das “stores” dos diversos sistemas operativos.
O Executivo Municipal aposta assim na inovação como forma de valorização do Concelho como destino turístico, oferecendo uma multiplicidade de valências que servem desde a segurança, a saúde e o lazer, tudo para fazer desta, a Sua Praia!